Como Surfar

Como SurfarO surf é um esporte que sempre ficou meio escondido no Brasil devido a grande proporção que os outros esportes como futebol, futsal, vôlei, atletismo têm. Mas, mesmo assim ele acabou tendo vários adeptos no Brasil e hoje muitas pessoas são praticantes do surf. E tem gente que está querendo aprender a como surfar, mas vamos deixar claro que este artigo é só um auxílio para o início das suas aulas. Aprender mesmo você só aprenderá na água. Mesmo assim, leia o nosso artigo e tenha alguma noção de como é surfar e não chegar cru na praia.

1. Observe o mar antes de entrar na água. Um bom surfista sempre observa o mar antes de entrar na água para recolher algumas informações, como: onde a onda quebra, qual é a direção da água, como está o vento. Quanto mais informações você conseguir absorver, melhor será o seu desempenho na água.

2. Posicione-se na prancha. Quando entrar na água, posicione-se na prancha de maneira que ela fique equilibrada. Não fique nem muito a frente, pois isso provocará que você afunde e nem muito atrás, pois irá provocar o mesmo efeito. Tenha o feeling para saber quando está na posição correta. Isso pode levar algum tempo para quem está iniciando. Com algumas remadas no mar você terá a percepção deste equilíbrio.

3. Posição dos pés. Isso é mais do que essencial saber na hora de surfar. Os pés devem ter o controle total da prancha. Um bom método para treinar isso é fora da água. Faça um risco na areia e repita os movimentos que iriam ser feitos na água, mas na areia. Se o risco for desfeito significa que você desequilibrou demais.

4. Ficando em pé na prancha. Agora que você treinou um pouco, vá para a água realizar treinamentos mais específicos. Coloque as mãos na borda na prancha, como se fossem fazer flexões e levante-se rapidamente com os pés fixos no mesmo lugar. Ou seja, o pé de apoio deve ficar na parte de trás e de modo transversal com a prancha e o pé que estará à frente é que fará as manobras. Ele deve ficar na linha central da prancha.

Esses são os pontos básicos para que você comece a se aventurar no mar. É claro que no começo você vai levar vários caldos, mas com o tempo e com muita prática todos acabam pegando a manha de como surfar.