Como Soldar Alumínio

Como Soldar AlumínioA solda é muito usada para juntar duas peças de alumínio, que por ser de um material leve, três vezes menor que o aço por exemplo, não oferece tanta resistência ao processo de soldagem.

Na produção industrial, são usadas duas técnicas:

TIG (Tungstênio Inerte Gás):

Este procedimento garante soldas praticamente perfeitas, mas é de difícil execução.

Ela consiste em uma soldagem com arco elétrico entre um eletrodo não consumível de tungstênio e a poça de fusão com proteção gasosa. O soldador deve manter um pequeno arco e prevenir que ele o eletrodo não encoste na peça de trabalho. Para fazer este tipo de solda são necessários uma tocha de soldagem com eletrodo de tungstênio, fonte de energia e gás de proteção.

MIG (Metal Inerte Gás):

Une materiais metálicos por aquecimento e fusão. É um processo de soldagem por arco elétrico entre a peça e o consumível em forma de arame, eletrodo não revestido, fornecido por um alimentador contínuo. Para fazer este tipo de solda são necessários uma tocha de soldagem e acessórios, motor de alimentação do arame e fonte de energia.

Mas se você está fazendo a solda em aluminio acima de 5mm sem ser à nível indústrial o processo pode ser mais simples.

Aqueça a peça com um maçarico de 150°C à 300°C. Utilize um maçarico com excesso de acetileno, pois o aluminio nao muda de cor ao ser aquecido, dessa forma a superfície da peça ficará preta com a fuligem.

Em seguida regule o maçarico normalmente e aqueça a peça.

Quando a fuligem desaparecer é porque a peça está na temperatura ideal para a solda, ou seja, para a junção.