Como Ser um Bom Poeta

Como Ser um Bom PoetaO que é um poeta? Obviamente, um poeta é alguém que escreve poesia, mas o significado vai um pouco além disso. O poeta é alguém que escolhe cuidadosamente as palavras para criar imagens na mente das pessoas, selecionando palavras de forma que expressa a beleza, o significado e o som. A poesia começou com contação de histórias, contadores de histórias e tribais usavam de rimas para lembrar as histórias e reconta-las de maneira mais atrativa. Diferentes grupos culturais contavam suas histórias muito antes de alguém descobri como escrever. Mesmo reis e cavaleiros medievais ouviam poesias e canções na corte real. A poesia é muito rica e sempre foi extremamente apreciada. Se você gosta de escrever, veja como ser um bom poeta e encantar muita gente por onde passar.

1. Busque livros de poesia em uma biblioteca pública ou escolar ou em sebos. Consistentemente, leia poesia. Ler poesia é a melhor maneira de aprender a escrever. Confira sites de poesia na internet também. Lembre-se, a poesia passa por “estilos” da mesma maneira como as roupas que entram e saem de moda.

2. Vá para a livraria mais próxima e compre revistas de poesia. Passar o tempo lendo e comparando poemas e poetas. Se você puder, assine uma revista de poesia ou duas, assim você pode saber sobre os últimos concursos e tendências e também tornar-se consciente dos programas de poesia que estão disponíveis em oficinas e também em universidades. Além disso, participe de sarais ou leituras públicas sempre que puder, se você tem uma peça pronta para ser lida na frente de uma audiência, leia. Conheça e observe outros poetas e aprenda o que seu público espera e quer.

3. Escreva poesia frequentemente. Não espere por uma ‘musa inspiradora’ para começar a escrever. Escreva pelo menos semanalmente; mantenha um diário de poesia e escreva pensamentos e inspirações para uso posterior em um poema, se você não tem tempo para escrever no momento em que surge a ideia. Crie o hábito de falar em público, e descobra as muitas maneiras de um poema pode ser lido em voz alta.

4. Escreva um poema para aquela pessoa especial, quando você for dar um presente para ele ou ela. Escrever seus próprios cartões, usando a arte livre do grampo ou imagens de fotos para que você não precise se preocupar com ilustração. Leve um caderninho de anotações com você em todos os momentos, e sempre mantenha-o uma ao lado da sua cama. Ele ajuda a gravar rapidamente os pensamentos e pedaços de poemas que apenas estalam em sua cabeça.

Dicas:

  • Entre para grupos de escritores, se há um que se reúne perto de onde você vive ou trabalha.
  •  Os poemas são bem-vindos em muitos sites da Internet. Encontre algumas revistas on-line e boletins que se encaixam no seu estilo de escrita.