Como Ser um Bom Orador

Seja a primeira ou a milésima vez que você deve falar em público, se você não estiver bem preparado, falar em público pode ser assustador.  A melhor maneira é a experiência, mas existem maneiras que podem ajudar você a blefar confiança. Continue lendo este artigo e anote todas as suas dicas.

1. Conheça o seu público. Conhecer o seu público torna a experiência mais fácil. Sabendo o quanto você puder sobre o seu conhecimento, a sua idade, o número de pessoas que você estará falando. Se você tiver alguma ideia do que eles esperam conseguir com o discurso, você irá se preparar de uma forma mais eficaz.

2. Se você foi convidado para falar sobre um determinado assunto, por exemplo, “A história do Brasil” é essencial saber se as pessoas que você estará falando são novatas no assunto, ou peritas. Isso, obviamente, afeta a sua investigação e entrega. Se eles são novatos, você não quer falar bobagens, e se eles são especialistas não irá querer contar-lhes o que eles já sabem.

3. O tom de seu discurso também será diferente para grupos pequenos. Uma grande palestra de grupo (50 pessoas ou mais) será muito mais formal do que para um pequeno grupo. Para pequenos grupos, você pode incluí-los no discurso, fazendo perguntas ou envolvendo-os.

4. Às vezes, nem sempre é possível descobrir todas essas informações antes da palestra, então você precisa tentar ser adaptável.

5. Quanto melhor preparado você estiver para o seu discurso ou palestra, melhor o discurso será. É melhor ser mais preparados do que menos. Muitas pessoas dizem que a prática é ruim, mas se você for capaz de lê-lo “naturalmente”, então você pode ir longe com isso nos primeiros estágios. Só palestrantes e oradores muito experientes conseguem falar sem notas. A forma dessas notas será pessoal para você, e você não deve se sentir pressionado a usar um método particular.

6. Esteja ciente de que todos os furos em sua pesquisa serão notados e questionados por alguém na plateia, de modo a impedir quaisquer momentos difíceis se certificar de que não há buracos, declarações arrebatadoras ou incertezas. Nunca pense que “ninguém vai notar” ou “ninguém vai perguntar sobre isso”. Sempre pense que alguém vai perguntar. Experimente e pense em todas as perguntas que poderiam ser feitas e certifique-se de que você tem uma resposta para cada uma delas.

7. Use a premissa de 2000 palavras vai durar cerca de 10 minutos de tempo de falar. Então, para o discurso de uma hora você vai precisar de cerca de 10 a 12 mil palavras. Pode parecer uma dor de escrever tanto para um discurso, mas é uma boa orientação para a quantidade de informação que você precisa. Depois de alguma experiência isso virá naturalmente e você não precisa ser tão pedante com a preparação. É melhor ter muita informação do que terminar uma palestra 10 minutos mais cedo, como se você fosse um orador inexperiente. Além disso, se você está sendo pago para falar que eles podem sentir que foram lesados.

8. Pratique o discurso em casa. Lembre-se de falar mais devagar do que você faria normalmente, a fim de ser ouvido e compreendido.

9. Portanto, agora que você tem preparado seu discurso, você tem que fazer a parte difícil que é fazê-lo. Quanto mais preparado estiver mais fácil será. Existem milhares de falantes incríveis lá fora, por isso não tenha medo de assistir a alguns e observar seus estilos. No entanto, é essencial que, para ser um bom orador você tenha que ser você.