Como Ser um Bom Goleiro

Como Ser um Bom GoleiroA profissão mais ingrata do futebol, afinal quem gosta de ficar no gol, não é mesmo? As alternativas das pessoas irem para o gol é somente quando ela é muito ruim e não tem muita habilidade com os pés, do contrário, só existe uma explicação para quem escolhe a posição em que o objetivo é estragar a felicidade do jogo. Mas, mesmo assim existem vários adeptos a essa posição e nós aqui vamos ensinar algumas dicas para como vocês se tornarem grandes goleiros e ser a peça fundamental do seu time. Um ótimo time começa pelo goleiro lembre-se disso.

1. Agilidade e reflexos apurados. Isso é primordial para que você seja um bom goleiro. Tenha reflexos e muita agilidade, pois a qualquer momento pode vir uma bola de onde você menos esperar. Se você se considera uma pessoa sem essa característica, compre uma bolinha de tênis e fique jogando contra a parede, com certa força para que ela volte e você consiga defendê-la. Isso é um ótimo treino.

2. Não tenha medo de pular, se jogar, saltar e etc. Caso você tenha receio de ficar se jogando no chão com medo de se machucar, pode ter certeza que essa não é a posição para você. O goleiro está em contato com o chão praticamente o jogo inteiro, pois quando uma bola vem com certeza você terá que fazer alguma acrobacia para evitar o gol.

3. Treine o seu método de cair. Treine as suas defesas em casa mesmo. Reúna algumas almofadas ou treine na sua própria cama ou na dos seus pais que sempre é maior. Pegue uma bola, segure-a e se jogue nestas superfícies, deixando que o joelho para com a parte de fora, para que não haja lesões sérias no momento em que você for cair em algum lugar que não terá segurança.

4. Esteja sempre de olho na bola. O goleiro precisa prestar a atenção no jogo mais do que qualquer outro atleta, pela rapidez em que o jogo se desenvolve. Por isso uma dica é sempre manter os joelhos flexionados para se haver algum chute de longa distância, você já vai estar preparado para executar o salto. Mas, esteja sempre de olho onde a bola está passando, marque a bola e deixe que os jogadores de linha realizem o outro processo.

5. Só saia do gol quando tiver certeza que alcançará a bola. Em escanteios e faltas cobradas na área, somente deixe o gol quando tiver certeza que você ficará com a bola. A maior falha dos goleiros é deixar o gol e não alcançar nada e acabar sofrendo o gol. Faça bom uso da área, pois você é o único que pode pegar a bola com as mãos. E saiba que deixar a bola passar pela pequena área é inadmissível. Nesta região a bola obrigatoriamente terá que ser sua.

Treine bastante e se torne um grande goleiro. Pois, por incrível que pareça, fazer uma defesa fantástica se assemelha ao sabor de marcar um gol.