Como Separar o Lixo em Casa

Como Separar o Lixo em CasaÉ impossível deixar de produzir lixo, mas não é por isso que devemos descartá-lo de qualquer sem nenhum preocupação. existem métodos para facilitar a reciclagem em casa. Dispensando o lixo de maneira correta e consciente, você estará ajudando o meio ambiente.

A seguir estão orientações de como separar o lixo em casa, veja:

1. Para montar um sistema de coleta seletiva na sua casa, compre sacos de lixo de quatro cores para distinguir onde você deve jogar os vários tipos de lixo. Se preferir, coloque etiquetas em sacos da mesma cor, indicando o que deve ser colocado em cada um (lixo inorgânico, papel, vidro, metal).

2. Separe os resíduos orgânicos, como restos de comida, fezes animais e lixo vegetal) dos inorgânicos (plástico, vidro ou metal).

3. Se quiser aproveitar os resíduos orgânicos, você pode se informar sobre como preparar fertilizante natural com eles.

4. Separe os vidros porque esse material pode ser fundido para produzir objetos de decoração ou novas embalagens.

5. Coloque em um saco à parte os restos de papel e papelão secos, porque eles podem ser reciclados e transformados em novos produtos.

Importante:

  • Se a sua cidade não tem uma política em relação ao lixo, será difícil fazer com que as pessoas fora do seu ciclo familiar ou de trabalho respeitem a separação do lixo.
  • Descubra onde estão as centrais de reciclagem na sua cidade para levar o lixo até lá pelo menos uma vez por semana.