Como se Toca Violão

Como se Toca ViolãoO violão é um instrumento de 6 cordas, utilizado da forma mais versátil possível em todo o mundo. Não seria exagero dizer que o violão é o instrumento mais tocado em todo o mundo, muito em função dessa versatilidade: vários dos ritmos de todos os lugares do mundo utilizam o este instrumento. O samba, ritmo legitimamente brasileiro, por exemplo, já nasce com a presença do violão, e os exemplos são praticamente infinitos, como o flamenco espanhol e o blues norte americano.

Para aprender a tocar violão, é preciso muita disciplina e paciência. Aqui você encontrará algumas dicas de como se toca violão.

  1. A função do violão. A função mais comum do violão em todos esses ritmos é o acompanhamento. Ou seja, alguém canta ou algum instrumento solista executa as frases da música, enquanto o violão acompanha com os acordes. Porém, com o violão também se pode executar solos. Saiba o que pretende aprender antes de começar a estudar a fundo!
  2. Os acordes e as cifras. Quando você procurar a forma de tocar uma música, deve procurar pela cifra. A cifra musical normalmente acompanha a letra da música e os símbolos que representam os acordes. Acordes são combinações de notas que soam juntas e criam um efeito harmônico. A maioria dos sites de cifras fornecem os desenhos dos acordes, que você deve reproduzir no violão, na própria página da cifra. O mesmo acontece com as revistas. Com o tempo você memoriza todas as posições e não precisa mais consultar os desenhos.
  3. A batida ou levada. Se com a mão esquerda você executa os acordes, com a mão direita você deve fazer as batidas. Elas podem ser feitas com os dedos, as unhas ou com a ajuda de uma palheta. Talvez seja a parte mais complicada de aprender, pois as batidas dependem muito do ritmo de cada música e não existe uma forma pré definida para se aprender. Ou seja, ouça bastante a música para aprender a levada.