Como se Pega HPV

Como se Pega HPV

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus sexualmente transmissível. Existem atualmente mais de 100 variações conhecidas de HPV. Cerca de 30 dessas variações afetam tanto a genitália masculina quanto a feminina, provocando doenças como verrugas genitais e mais seriamente, o câncer.

Os sintomas de uma infecção por HPV são raros. As verrugas genitais são um sintoma do tipo de HPV que causa verrugas genitais, no entanto, uma pessoa pode estar infetada por anos antes que as verrugas apareçam. Uma pessoa pode ter o vírus e nunca ter verrugas genitais. As mulheres infectadas com o tipo de HPV que está ligado ao câncer do colo do útero normalmente não apresentam sintomas. Como não existem sintomas, um exame regular de Papanicolau é essencial para detectar quaisquer alterações anormais do colo do útero causadas por HPV.

Como se Pega HPV

Contato sexual – HPV é quase sempre adquirido como resultado da atividade sexual. Na maioria dos pacientes, sem sinais visíveis de infecção aparentes (raramente uma verruga pode estar presente), e sem sinais de dor ou desconforto. O uso de preservativo irá reduzir a transmissão do HPV, no entanto, você ainda pode obter HPV, mesmo com um preservativo, porque apesar do pênis ser coberto pelo preservativo, o vírus pode viver e ser transmitido a partir do escroto e do resto dos órgãos genitais masculinos. O vírus HPV também pode ser contraído através de sexo oral e qualquer contato com a pele (geralmente na área das genitálias).

Uso de certos objetos – Certos tipos de HPV podem ser transmitidos por compartilhar toalhas, roupas íntimas e buchas de banho, lâminas de barbear ou qualquer outra roupa ou objeto que possa entrar em contacto com os órgãos genitais das pessoas infectadas.

Através do parto – Mulheres grávidas podem passar HPV para seus filhos durante o parto. Nesses casos a criança podem desenvolver RRP, uma infecção HPV no aparelho respiratório.

Todas as mulheres que são sexualmente ativas, devem fazer um exame Papanicolau anual. Se as células anormais são encontradas, o seu ginecologista irá executar um teste de HPV. Se você encontrou verrugas, consulte o seu ginecologista. O mesmo vale para os homens. Um exame chamado peniscopia irá diagnosticar se as verrugas são consequentes do vírus HPV.