Como se Livrar da Preocupação e da Culpa

Como se Livrar da Preocupação e da CulpaA culpa e a preocupação não são necessariamente as emoções prejudiciais. A culpa pode inspirar as pessoas a fazer as pazes com alguém que tenha ferido. Preocupação pode impedir as pessoas de cometer erros ou ter um acidente. No entanto, quando essas emoções tomam conta da sua vida e se tornam obsessões, elas podem danificá-lo.

1. Use a sua culpa para melhorar sua vida. Alguma culpa pode ser saudável se inspira você a fazer mudanças positivas em sua vida, mas muita culpa ou inadequada pode se tornar desmoralizante. Se um homem que foi infiel a sua esposa e faz a decisão de não repetir o seu comportamento, a culpa tem sido uma emoção benéfico. Se uma mulher se sente culpado pela morte de um dos pais, mesmo que nada poderia ter feito para salvar o falecido, essa culpa não é apropriada.

2. Lide com a energia negativa que acompanha sentimentos de culpa, levando à depressão e sentimentos de inutilidade. Confronte a ação – ou falta de ação – que tem provocado os sentimentos de culpa. Perdoe-se e peça perdão a quem você ofendeu. Peça desculpas a alguém que você feriu e, se possível, desfaça o mal que foi feito. Transforme sua energia negativa culpado em um comportamento construtivo.

3. Analise com o que você se preocupa para determinar se sua preocupação é útil e adequada ou se tornou obsessiva, irracional e neurótica. Preocupação origina com medo de que vêm como resultados negativos. A preocupação pode se tornar um círculo vicioso, por exemplo, quando há insônia, você fica tão preocupado que não consegue dormir o suficiente e fica acordado a noite toda.

4. Pratique descartar as ideias preocupantes por desligar os pensamentos que são claramente desnecessários e concentrando-se em positivas, e não nos resultados negativos. Enfrente seus medos, tomar medidas para afastá-los.

5. Separe um tempo todos os dias para a preocupação concentrada, possivelmente, durante o café da manhã. Faça o seu preocupar depois e passar o resto do dia sem preocupações. Quando uma preocupação aparece durante o dia, faça uma nomeação mental para pensar nisso mais tarde. Lembre-se de Scarlett O’Hara “Eu vou pensar sobre isso amanhã.”