Como se Joga Xadrez

O Xadrez é visto como o jogo mais intelectual dos praticados no mundo, graças ao seu aspecto artístico, científico e competitivo. É um jogo que se assemelha à guerra, onde um exército luta contra outro dispondo do mesmo número de elementos no início da partida. O tabuleiro de Xadrez representa o campo de batalha e as peças possuem aparência e realizam movimentos diferentes, são elas rei, dama (ou rainha), torre, bispo, cavalo e peão, cada peça representando em seus movimentos uma figura da antiguidade.

Para jogar Xadrez é preciso ser bastante atencioso, calculista, é claro, conhecer as regras do jogo. Esse artigos traz as regras e algumas noções básicas do jogo para quem deseja aprender.

  • O objetivo do jogo é a destruição do rei adversário. Isso se dá através de uma jogada que se generalizou chamar de xeque-mate, posição onde o monarca não pode ser defendido.
  • O tabuleiro de 64 casas (8×8) e cores alternadas. Este divide-se em casas, colunas, fileiras e diagonais.
  • As peças do jogo são:

- Rei - Já que o objetivo do jogo é prendê-lo, não seria coerente ele ficar movimentando com freqüência. Por isso seus movimentos são tão limitados. Pode se movimentar para todos os lados, com a seguinte limitação: apenas de uma em uma casa de cada vez.

-  Dama - Também conhecida como Rainha, é a peça mais poderosa do jogo de xadrez. Por ter várias possibilidades de locomoção. Com ela você, pode mover nas horizontais, verticais ou diagonais, semelhante aos movimentos do rei, com a diferença de poder mover quantas casas desejar.

- Torre –  Anda somente pelas horizontais e verticais quantas casa tiver à disposição.

- Bispo - No jogo de Xadrez existem dois bispos no início de cada partida, um fica na casa branca (mais clara) e o outro na casa preta (mais escura); podendo cada um andar quantas casa dispuser, contando que não saia da diagonal de sua cor e não utilize duas diagonais em um só movimento. Eles fazem o movimento contrário ao da torre.

- Cavalo - Anda somente em “L” de quatro casas. Contando a casa em que está como 1, a seguinte 2, a outra como 3, forma-se uma reta e então é só virar para a direita ou esquerda completando a 4ª casa e automaticamente o lance estará completo.

- Peão - O peão movimenta-se de uma em uma casa sempre para frente, sendo que se estiver em sua casa inicial poderá andar duas casas de uma só vez.

Dica: o peão é a única peça que captura de maneira diferente da qual se move, ou seja, anda para frente, mas captura na diagonal no raio de uma casa.

Sabendo todos os movimentos permitidos para cada peça do jogo, resta a você ter uma boa visão e raciocínio lógico para realizar as jogadas da melhor maneira e conseguir fazer o fatal Xeque-mate e terminar a partida como vencedor.