Como Se Joga Voleibol

Como Se Joga VoleibolO vôlei foi criado em 1895 por um professor de educação física da universidade YMCA (Associação Cristã de Moços) chamado William George Morgan e hoje em dia é um dos esportes mais populares do mundo. Hoje o Como Fazer vem com um artigo esportivo para te ensinar um pouco mais sobre esse esporte. Aprenda agora com a nossa guia noções básicas que vão lhe ajudar a entender como se joga vôlei e divirta-se com seus amigos.

1.     Onde se joga? – O voleibol pode ser jogado em quadra ou em praia. Na quadra, com as devidas marcações, cada equipe conta com doze jogadores, seis titulares e seis reservas que podem ir se revezando quantas vezes quiserem ao longo do jogo; na areia, jogam apenas dois atletas em cada equipe.
2.     O que é preciso para jogar? – Além dos jogadores, é claro, você vai precisar de uma rede e uma bola de vôlei. O campo deve ser marcado retangularmente para que se forme a quadra.
3.     Qual é o objetivo do jogo? – Geralmente o jogo é dividido em sets. A equipe que conquistar 25 pontos primeiro ganha o set, se abrir dois sets de vantagem, ganha o jogo. Caso não abra vantagem, a primeira a conquistar 3 sets vence.
4.     Como pontuar? – As equipes irão ocupar cada uma o seu lado da quadro e então deve se decidir qual será a primeira equipe a sacar a bola. O saque deve ser feito de fora da quadra para o campo adversário. O jogo consiste em bater na bola por cima da rede para que ela atinja o chão do campo do adversário e quando isso acontece é ponto da equipe. Se a bola cair fora da quadra o ponto será da outra equipe, a menos que a bola tenha encostado por último em um de seus jogadores.

5.     Regras básicas – Nenhum jogador pode dar dois toques seguidos na bola e cada equipe só pode bater nela três vezes antes de lança-la ao campo adversário. Também não é permitido tocar na rede de modo a interferir no andamento do jogo e se algum jogador fizer isso será ponto para o time adversário.