Como se Faz uma Ata

Como se Faz uma AtaApós uma reunião na empresa ou no condomínio é normal recebermos uma ata de tudo que foi falado, decidido ou votado.

Este é o objetivo de uma ata, informar a todos sobre o que foi ou será falado e ao mesmo tempo documentar as informações tratadas.

Mas você sabe redigir uma ata completa? Se a resposta é não, este artigo foi escrito sob medida para você.

Informações necessárias

1. Abertura – Deve conter a dia, mês e ano da reunião por extenso, bem como o local em que a reunião foi realizada, o nome do condomínio ou empresa e a finalidade da reunião.

Exemplo: São Paulo, 2 de fevereiro de 2013.

Condomínio “Flor Azul” – Reunião Ordinária para discutir reforma do estacionamento.

2. Aprovação da ata anterior – Caso essa reunião não seja a primeira, deve-se ler a ata da reunião e registrar a discussão e aprovação. Caso ela haja alguma ressalva, coloque-a no final da ata a qual se refere.

3. Desenvolvimento – O secretário deve registrar em ordem cronológica tudo o que foi discutido, votado e decidido na reunião, bem como o registro dos nomes de quem tomou a palavra e os resultados de votações.

4. Fecho – Ao final da ata deve constar que não há mais assuntos a serem tratados, o nome do secretário, local e data.

Importante: Nunca deixe espaços em branco ao fim da ata.

Não rasure, manche ou use corretivo.

Se houver algum erro na ata corrija-o escrevendo “digo” após o erro.

Se o erro for constatado após a ata ter sido redigido, corrija escrevendo “Em tempo”.

Números devem ficar destacados e escritos também por extenso.