Como Se Faz Tapioca

Como Se Faz TapiocaQuem não gosta de iguarias totalmente deliciosas e saborosas? Todo mundo gota, todo mundo mesmo, variando de gostos diferentes, mas todo mundo gosta de uma iguaria específica. Principalmente então se essa iguaria for um prato tipicamente brasileiro, que cai entre nós, a cozinha brasileira é uma das melhores do mundo, até pode ser considerada a melhor, pois existe uma grande variedade de pratos diferentes em nosso país e um é sempre mais delicioso que o outro.

Neste artigo falaremos de uma iguaria deliciosa, muito deliciosa mesmo que é originária da região nordeste do país, mas que conquistou o paladar do Brasil inteiro, de norte a sul. Existem diversos tipos de sabores, elas podem ser salgadas e doces, mas de uma coisa sabemos, os dois são maravilhosos. A história da tapioca é muito interessante e se entrelaça com a história do descobrimento do Brasil. Os índios nativos da tribo Tupi Guarani que habitavam toda a faixa litorânea do Brasil de norte a sul cultivavam a mandioca que é o principal ingrediente da tapioca.

Assim os portugueses descobriram na cidade de Olinda que a partir da mandioca dava pra se fazer à tapioca que seria um belo substituto do pão. Ela se espalhou pelos outros povos indígenas do Brasil e ainda era o alimento consumido pelos escravos aqui no país. Hoje com toda certeza a tapioca se tornou um dos símbolos da culinária nordestina. Se você sentiu água na boca e não quer ficar dependendo de comprar sempre, siga a nossa receita e faça você mesmo a sua própria tapioca, fazendo o recheio que preferir e ganhando o paladar de amigos e familiares.

1.Ingredientes.

-Massa:

- ½ kg de farinha para tapioca (bijou).

- Água o suficiente para dar o ponto.

- Sal a gosto.

-Recheio: O de sua preferência.

2. Modo de preparo. Pra começar a fazer a tapioca você deve pegar uma tigela e colocar polvilho dentro e vá adicionando água até cobrir e fica dois dedos acima. Deixe a mistura de um dia para o outro. Depois retire toda a água da tigela com a ajuda de um pano limpo, sem deixar excesso, vai ficar parecendo um bloco.

Agora esfarele essa massa com as suas mãos e passe pela peneira acrescentando o sal. Em seguida em uma frigideira, modele a tapioca como se fosse uma panqueca. Quando ela estiver pronta verá que a massa estará unida, não deixe que ela escureça. Vire a massa rapidamente e deixe que o outro lado seque. Ela deve ser retirada do fogo ainda branca. Para rechear use o sabor que quiser: Leite condensado, goiabada, chocolate, carne seca e entre outros.