Como se Escreve Currículo ou Currículum

Como se Escreve Currículo ou CurrículumVocê provavelmente já se viu diante de um dilema quando está com papel e caneta na mão. Às vezes precisamos escrever uma palavra que não lembramos exatamente como é escrita e daí ficamos horas pensando em um bom sinônimo pra substituir o que não sabemos e nos maldizemos por achar que só aquela palavra seria perfeita pra o texto. Talvez esse seja o caso do currículo. Mas afinal: Como é que se escreve: É currículo ou curriculum?

Pode não parecer, mas é importante saber. Isso porque o currículo soa melhor que “histórico profissional” e também, por vezes, podemos mandar nossos currículos para empresas por e-mail e o nome do documento deve ter a indicação do que seja e seria de péssimo tom oferecer à empresa a ideia de que você não sabe escrever e é por isso que escrevemos esse artigo, para matar de vez sua dúvida sobre o assunto.

1.     Currículo – Esta palavra (“Currículo”) é a ficha com dados importantes de suas habilidades, formação e preparação, que vai definir segundo os padrões adotados pelo RH das empresas ou para quem quer que faça um processo seletivo a sua capacidade de se enquadrar perfeitamente à vaga disponível à qual houve candidatura. É uma palavra proparoxítona acentuada, portanto não se esqueça de acentuar o “i”. No plural, acrescenta-se um “s” no final da frase para seguir a forma regular de plural. Ou seja: o plural de “currículo” é “currículos”.

2.     Curriculum – A palavra “curriculum” é latina, oriunda da expressão “curriculum vitae”, cuja tradução é “histórico de vida”. No entanto, sempre que utilizada, a palavra deve ser seguida pela expressão “vitae”. Ou seja: “Curriculum vitae” está correto e é sinônimo da versão brasileira “currículo” e ambas estão certas. Só tome o cuidado de não confundir as expressões. “currículo vitae” e “curriculum” (puramente) está errado.