Como se Escreve 600 por Extenso

Como se Escreve 600 por ExtensoPoucas línguas têm grafias tão complexas quanto à portuguesa. Isso se deu devido à inúmeras fontes das quais nossa língua se originou ou adquiriu palavras.

A língua mãe do português é a latina, assim como o inglês, francês, italiano, espanhol e outras, porém a nossa língua tem traços muito semelhantes e palavras idênticas ao correspondente em latim. Mesmo assim podemos identificar no vocabulário de nossa língua, palavras gregas (principalmente prefixos), palavras árabes (quase todas começadas por al-, como alface ou alfinete), africanismos (como samba que vem do dialeto afriaco semba), indígenas, francesas e muito mais.

Claro que todas essas influências geram grafias diferentes e à primeira vista inexplicáveis como o uso das variantes -ss-, -c-, -sc-, -xc-, para descrever fonemas que possuem o mesmo som. Em palavras corriqueiras como nascer ou exceto já temos uma noção (mesmo que fotográfica) de como grafar as palavras, mas os numerais que geralmente são expressos por números nos deixam com muitas dúvidas quanto à forma correta de grafá-los por extenso, este é o caso do 600.

600 escreve-se com -sc-, porém ao contrário do que se pensa isso tem uma explicação lógica e bem simples. Pense bem, o número 600 significa 6 x 100, na linguagem matemática o numeral 100 também é chamado de cento. Logo a palavra seiscentos é formada pela junção de duas palavras que possuem raízes diferentes para simbolizar uma expressão numérica, 600 é o equivalente à seis centos, agora basta unir as duas palavras mantendo à grafia original de cada uma delas seiscentos.

O mesmo ocorre com todos os números escritos por extenso no intervalo de 400 à 900, com exceção ao quinhentos que possui outro tipo de formação. Observe:

400 = quatro centos, junta-se as duas palavras: quatrocentos;

700 = sete centos, junta-se as duas palavras: setecentos;

800 = oito centos, junta-se as duas palavras: oitocentos;

900 = nove centos, junta-se as duas palavras: novecentos.

Mais simples do que você imaginava!