Como se Contrai HPV

Como se Contrai HPVO HPV é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns que existem. Ela é muito falada por que é uma enfermidade que pode ficar alguns anos no corpo sem se manifestar no organismo. Para se ter uma ideia da quantidade de pessoas que possuem esse problema, ele atinge cerca de 80% da população mundial sexualmente ativa.

Tanto nos homens como nas mulheres, o HPV torna o corpo mais vulnerável para outras doenças, como a AIDS.

Por esse motivo é bom saber todos os detalhes sobre a doença.

1. O HPV pode ser transmitido pelo contato com a pele, podendo ser uma área com ferida. Além disso, pode pegar a doença em casos simples, como uso da roupa íntima ou toalhas.

2. Para se proteger é simples. Basta usar preservativo durante as relações sexuais. Isso já ajuda muito, apesar de ainda ser possível pegar o HPV por meio do contato com a pele.

3. Se você puder, prefira usar as camisinhas que não têm espermicidas, por que os produtos presentes podem dar inflamação no órgão sexual, o que facilita a transmissão da doença.

4. Uma das formas mais simples e eficazes para prevenir o HPV é tomando a vacina. Ela é boa, mas não protege contra todos os vírus da doença.

5. Se você pegou HPV e não sabe o que fazer, é importante saber que não há cura médica. No entanto, cerca de 90% dos casos são resolvidos naturalmente pelo sistema imunológico da pessoa. Esse processo pode durar dois anos, mas, mesmo depois de a doença desaparecer, pode reaparecer no futuro.

Sabendo de todas essas informações é importante se precaver para passar longe da doença. Evite contato sexual desprotegido com o seu parceiro. Faça o possível para não usar a mesma toalha ou roupa íntima. Tome as vacinas para se precaver e o mais importante, observe-se para ver se não há sinais do HPV no seu corpo.