Como se Conhecer Melhor

A maioria de nós acredita que nos conhecemos melhor do que ninguém neste mundo. Mas muitas pessoas ainda são estranhas para si mesmos. Por quê? Nem todo mundo é corajoso o suficiente para percorrer o caminho interior para conseguir um melhor auto-entendimento. Para uma pessoa ter uma vida bem vivida, é importante que ela conheça a si mesmo muito bem. Se você é um daqueles que estão se esforçando para se conhecer melhor, esses passos irão orientá-lo:

1. Tome um momento para anotar as coisas que você sabe “muito bem” sobre si mesmo – seus interesses, gostos, desgostos, preferências, hobbies, pontos fortes, pontos fracos, esperanças, medos, sonhos, etc. Refleta sobre essas qualidades e descobra como elas impactam em sua vida no geral. Ao criar uma lista de seus atributos pessoais que você está familiarizado com isto, assim, você começa a manter-se em contato com seu eu.

2. Conheça sua personalidade em testes psicológicos. Esta é outra maneira de se conhecer melhor. A internet é uma rica fonte de testes de personalidade e avaliações psicológicas gratuitos. Ao respondê-los, você vai entender mais como você pensa, toma decisões, interage com as pessoas, faz as coisas, escolhe companheiro, vive a sua vida, etc.

3. Conheça-se melhor através das percepções das pessoas sobre você. Preste atenção ao que sua família, amigos e colegas de trabalho dizem sobre você. Às vezes, você pensa que sabe o suficiente, mas outras pessoas que o vêem partir de seu ponto de vista pode oferecer alguns insights sobre como você age e é entendido pelos outros. Tenha cuidado, entretanto, para equilibrar as percepções e chegar a uma visão objetiva de si mesmo.

4. Continue aprendendo quem você é. Este é um processo de vida. Todos os dias você terá novas percepções sobre si mesmo. Escrever um diário vai ajudar você a manter o controle dessas novas descobertas. Manter a fome de se conhecer melhor o tornará mais auto-consciente, abrindo novas oportunidades para enriquecer a sua vida.