Como Se Comunicar Melhor

Como Se Comunicar MelhorMuitas pessoas têm dificuldades para se expressar, não importa o lugar em que estejam, seja na escola, no trabalho, em uma apresentação faculdade, entrevista de emprego e tantos outros lugares que demandam se expressar com clareza para que todos os que te ouvem possam ver você como uma boa pessoa, um bom profissional que têm bons conteúdos para agregar para os estudos ou para as organizações.

É comum vermos pessoas que, no momento de falar em público, sentem calafrios, suor em excesso, dor de barriga, gagueira e até mesmo diarreia. Mas saiba que existem algumas técnicas que você pode aplicar para poder se comunicar melhor e se destacar na sua empresa ou nos seus negócios. A verdade é que quem se comunica bem pode crescer dentro da organização e chegar até aos cargos de gestor. É o que diz o livro “Quem Não Comunica Não Lidera”, escrito pelo especialista em comunicação verbal Reinaldo Passadori.

Algumas dicas você pode usar em casa para ver como pode evoluir no campo da comunicação e ganhar destaque nas suas atividades.

1. A primeira coisa a fazer é se ouvir. Grave você falando sobre você mesmo e depois se escute. Também vale falar na frente do espelho, como muitas pessoas já recomendaram para você.

2. Seja assertivo do que tem para falar. Evite ficar rodeando um assunto. Seja direto e claro no que tem a dizer. Dessa forma você poderá abordar outros assuntos, além de ganhar a atenção de quem lhe ouve.

3. Seja firme nos seus argumentos. Quando estiver apresentando uma palestra, por exemplo. Fale com as pessoas com firmeza. Isso mostra que você entende de fato do assunto e passa confiança para todos os seus ouvintes.

4. Cuide do seu marketing pessoal. O marketing pessoal também é comunicação, já que envolve postura, etiqueta, forma de se vestir, de se movimentar e tantos outros pontos que são observados por quem te olha e te ouve. Atente à esses detalhes.