Como Se Comunicar Bem

Como Se Comunicar BemA boa comunicação é um dos requisitos mais básicos para os colaboradores de uma empresa. Essa ferramenta é fundamental para que você consiga expor suas ideias, ser claro e objetivo no que tem a dizer para as outras pessoas. Existem diversos tipos de comunicação e você está sendo constantemente avaliado nesses pontos. Se você não quer fazer feio na sua empresa e sempre se destacar com a sua imagem, conheça os tipos de comunicação que existem no universo corporativo.

1. Comunicação intrapessoal

Aquela que trabalha a percepção do profissional sobre si mesmo. Esse conceito está relacionado com a autoestima e o autoconhecimento do colaborador ou gestor.

2. Comunicação interpessoal

Esta técnica está focada na percepção do profissional sobre o outro, a forma como ele vê seu colega de trabalho. Nesse caso, envolve o respeito e a aceitação dos líderes sobre o perfil dos colaboradores do modo que são.

3. Comunicação vocal

Essa trabalha a transmissão do conhecimento do líder por meio da voz. Nesse caso, o profissional precisa dominar a fala e ter atenção à dicção, tom da voz e ritmo da fala.

4. Comunicação corporal

Está relacionada a forma de trabalhar a expressão do corpo e do rosto, além dos movimentos das mãos. Nesse caso, as vestes e elegância do profissional são levadas em consideração.

5. Comunicação técnica

Trata das habilidades necessárias para os líderes realizarem apresentações bem-sucedidas. Nesse conceito, é abordada ao sistema de apoio essencial para se fazer uma palestra, por exemplo.

6. Comunicação intelectual

Esta é a capacidade de reunir todos os conhecimentos do profissional, desde os adquiridos durante a vida, experiência, estudos e da percepção das outras formas de comunicação.

7. Comunicação espiritual

Esta habilidade não se diz respeito às técnicas adquiridas, mas sim com os valores do líder. Ele precisa saber qual a função dele e de que forma a sua atuação dentro da organização pode influenciar a vida dos colaboradores.