Como se Cadastrar no Facebook

Como se Cadastrar no FacebookO Facebook é a maior rede social do mundo, com cerca de 600 milhões de usuários cadastrados. De tão famosa que esse rede social se tornou, hoje, quem não tem um perfil no Facebook é considerado estranho. ada vez mais presente na Internet, com incursões como o botão “Curtir”, comentários e aplicativos para celulares, a rede passou a ser utilizada também para fins comerciais e de divulgação. Se você ainda não criou sua conta no Facebook, a seguir estão as instruções para você não perder mais tempo!

1. Entre no site do Facebook (facebook.com). Se seu computador estiver configurado corretamente para o idioma português do Brasil e com as configurações locais no Brasil, o site será exibido já em português. Se não for o caso, basta clicar, no rodapé da página, no link “Português (Brasil)” ou, se preferir, digitar na barra de endereços a URL localizada, facebook.com.br .

2. Assim que você entrar no site, verá o formulário de cadastro. É bem simples e fácil de entender.São poucos os dados que devem ser preenchidos. Preencha todos os obrigatórios e emseguida, clique em “Cadastre-se”

3. Fique atento quanto à data de nascimento! O Facebook proíbe que pessoas com menos de 13  anos se cadastrem. Se for esse o seu caso, o mais recomendado e correto as efazer é esperar ter a idade permitida para cadastrar-se. Mas o que todos fazem é simplesmente alterar a data de nascimento. Se por um acaso a data for preenchida incorretamente, de modo que a idade fique abaixo da permitida, o Facebook “travará” o formulário de cadastro, exibindo a seguinte mensagem: “Você não possui os requisitos mínimos para entrar no Facebook” ou “Você está inelegível para se registrar no Facebook”.

Observação: Não é recomendado que crianças muito pequenas tenham uma conta no Facebook sem a autorização dos responsáveis.

4. Se o cadastro foi preenchido corretamente, sem erros em nenhum dos outros campos, a tela seguinte apresentará um CAPTCHA, as famosas letrinhas que devem ser copiadas. Esse mecanismo é uma barreira contra scripts que criam contas fake, dificultando a vida de quem faz isso. No caso de seres humanos, basta transcrever o que aparece na caixa e clicar, novamente, no botão “Cadastre-se”.

5. Feitas as etapas de 1 a 4, sua conta já estará ativa no Facebook, mas antes de dar acesso ao mural e tudo mais, o Facebook oferece três etapas de iniciação, que ajudam a preencher seu perfil. Essas etapas são opcionais e todas acessíveis posteriormente dentro do próprio Facebook. Se não quiser fazer isso agora, basta clicar no link “Pular esta etapa”, no rodapé de cada página. Se quiser, o que é bastante recomendável, siga as dicas a seguir:

  • Adicionar os amigos - O Facebook oferece acesso ao contatos do Gmail, Windows Live Messenger, Hotmail e outro serviço de email. Tudo o que você precisa fazer é inserir seu email no campo correspondente, clicar em “Localizar amigos”, conceder acesso ao Facebook dentro da aplicação-destino e esperar o site retornar seus contatos. Os contatos não são adicionados automaticamente, após retornar ao Facebook, uma lista dos que já estão na rede é mostrada, cabendo a você selecionar os que desejar e, então, clicar no botão “Adicionar como amigos”. Há, ainda, uma segunda tela, na qual o Facebook permite convidar amigos que ainda não têm cadastro no Facebook para participarem da rede. Também é opcional, caso não queira convidar ninguém, basta clicar no botão “Pular”.
  • A segunda etapa pede informações do perfil, a saber: formação acadêmica, estado civil, etc. Cabe a você preencher ou não.
  • A última etapa é a foto do perfil. Também é possível defini-la depois, ou mesmo trocar a que for adicionada agora posteriormente. Como esse é um item que a maioria tem “pronto”, vale a pena já arrumá-lo. O Facebook permite que se envie uma foto do computador ou tire uma no ato, usando uma webcam. Qualquer das duas é válida, e o procedimento, bem simples. Terminou? Clique em “Salvar e continuar”.

6. Depois de configurar seu perfil e adicionar seus amigos, seu cadastro está completo. Nessa primeira vez, o Facebook exibe uma página especial de boas-vindas, com algumas possibilidades e opções do serviço, como preenchimento do perfil, localização de amigos, configuração do celular e das opções de privacidade.