Como Salvar o Feijão Queimado

Como Salvar o Feijão QueimadoVocê está na cozinha preparando o almoço, de repente o celular toca e que poderia ser? Aquele amigo ou amiga de tantos anos que sempre rende conversas longas e divertidíssimas. Ou então você nota que recebeu uma mensagem in box no Facebook e de repente percebe que seus amigos estão on line e cheios de assuntos para conversar.

Em meio à felicidade dos diálogos (triálogos, quatriálogos, etc) a casa é invadida por aquele terrível cheio de queimado, aí você se lembra: “putz, o feijão!”.

Identificou-se com essa pequena anedota, provavelmente já queimou algumas refeições na sua vida, o problema é que quando não dá mais tempo de consertar o erro e fazer um feijão novo.

Por isso o segredo é conseguir salvar o feijão que está queimado e servir aos convidados como se nada tivesse acontecido.

Raspando a panela

A primeira sugestão é bem simples, com uma colher e a mão bem leve, raspe a parte superficial do feijão para salvar os grãos intactos.

Geralmente, apenas o fundo queima e os grãos que ficam grudados na panela são inutilizados, mas aqueles superficiais não pegaram o gosto do queimado e podem ser temperados e servidos normalmente.

Temperos

O segredo é caprichar no tempero.

Coloque cebola, alho, orégano e caldo de bacon diluído em água para disfarçar o sabor e o cheiro de torrado.

Porém só tempere o feijão após transferi-lo da panela original para outra, o gosto de queimado fica no fundo e passa para os grãos.

Ponha bastante tempero e deixe ferver por um bom tempo, mas fora da pressão.

Sopa

Uma alternativa eficaz é fazer do feijão queimado uma bela sopa de feijão.

O procedimento é simples, coloque o feijão pronto no liquidificador com água e bata bem, depois passe na peneira.

Na panela frite cebola, alho e despeje o feijão batido.

Para mascarar o sabor de queimado, coloque coentro, salsinha, macarrão cozido e folhas de escarola (se você gostar) e sal.

Deixe ferver e sirva bem quentinho.