Como Saber se Seu Bebê tem Problemas de Visão

Os problemas de visão entre as crianças é cada vez mais comum. E isso pode interferir na vida social e educacional da criança.

Por isso é importante os pais prestarem bem mais atenção aos sinais que aquelas podem apresentar por conta disso. Então aprenda aqui como saber se seu filho tem problemas de visão.

  1. Na maternidade - Quando o pequeno nasce, são feitos exames preventivos contra várias doenças. Um deles é o chamado reflexo vermelho, conhecido como teste do olhinho. Este reflexo da luz ajuda o profissional a analisar se a criança apresenta algum problema na visão. Quando o bebê fica com os olhinhos vermelhos, não há anormalidade. Caso o médico identifique a cor branca nos olhos, pode ser que haja alguma alteração e por isso, é preciso levá-lo ao oftalmologista para ele avaliar.
  2. Verifique as fotos do bebê - Outra maneira de identificar também é nas fotos em família. Caso a criança apareça na fotografia com os olhos vermelhos, não há sinais de anormalidade. Porém, se houver um branqueamento, é preciso consultar o médico. São cuidados básicos que são facilmente observados pelos pais, comenta Flávia Lins e Silva.
  3. Verifique o olhar do bebê - A visão dos bebês vai se desenvolvendo com o tempo. Logo nos primeiros meses é comum que a criança não tenha um olhar fixo, e dê a impressão até de um olhar perdido. Isso é normal também que o bebê olhe para o ambiente onde tenha mais iluminação. Mas caso não haja uma fixação no olhar com o passar do tempo, o ideal é pedir a opinião do oftalmologista.
  4. Verifique os sinais quando a criança esta na escolinha - É preciso ficar atento às crianças que são muito agitadas e que não conseguem parar para pintar os desenhos, por exemplo. A dificuldade de concentração pode significar que seu filho precisa usar óculos, por exemplo. Mas isso, só será decidido com a análise do profissional.