Como Saber se Meu Nome Está Sujo

Como Saber se Meu Nome Está SujoSe você deseja saber como esta sua situação fiscal, fique sabendo que é possível verificá-la pela internet. O contribuinte pessoa física ou jurídica pode consultar no site da Receita Federal na internet a sua situação fiscal e emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para pagamento de tributos atrasados. Antes, só podia usar o serviço na internet quem possuía certificação digital.

A seguir estão as instruções para você saber como realizar o procedimento através do site da Receita.

1. Para pesquisar a sua situação fiscal, o contribuinte pessoa física terá de informar o número do CPF, data de nascimento e os números dos recibos de entrega das Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda dos últimos dois anos. Quem não tiver entregado as declarações deve informar o número do título de eleitor.

2. Para pessoa jurídica, será exigido o CNPJ, CPF do responsável pela empresa e os números dos recibos de entrega das Declarações de Ajuste Anual do IR. A empresa que não entregou as declarações, deve apresentar o número do título de eleitor do responsável.

3. A Receita vai gerar um código de 12 dígitos e o contribuinte irá criar uma senha, com os quais poderá entrar no serviço “Situação Fiscal”.

Essa praticidade vale somente para a verificação da situação fiscal. Para os demais serviços, como cópia de declaração do Imposto de Renda, solicitação de compensação de crédito e atualização de dados cadastrais, ainda será exigida certificação digital.