Como Saber se Eu Preciso Usar Óculos

Como Saber se Eu Preciso Usar ÓculosMuitas pessoas que precisam usar óculos acabam empurrando a consulta no oftalmologista por anos e anos pois não identificam os sintomas de possíveis problemas na visão.

Os sintomas que indicam estes problemas não são tão fáceis de identificar como pensamos, se você acha que para saber se é preciso usar basta analisar se tudo está embaçado ou não, pode estar cometendo um grave engano. Quando a visão fica muito embaçada, é porque o problema já agravou-se muito e seu grau evoluiu e se elevou demais.

O correto é avaliar os sintomas que você já pode apresentar e procurar um médico. Esta, aliás, é a primeira recomendação. Marque uma consulta no oftalmologista e faça os exames de rotina, identificar o problema no começo é sempre mais fácil de solucioná-lo.

Faça alguns testes:

1. Leitura

Se quando você vai ler um livro é preciso afastá-lo ou aproximá-lo dos seus olhos, as letras ficam embaçadas e se misturam e parece que tem uma névoa à frente dos seus olhos, você precisa de óculos.

2. Piscar

Você pisca muito enquanto está lendo ou para focalizar um objeto, eis um sintoma que indica a necessidade de óculos.

3. Dor de cabeça e fotossensibilidade

Se em ambientes muito claros você não consegue nem abrir os olhos direito ou eles ficam lacrimejando muito neste ambientes, isso pode ser um indicio de problemas na visão.

Dores de cabeça após assistir televisão ou após ler também são sintomas, muitas enxaquecas têm sua principal causa na falta de uso de óculos.

4. Terçol frequente

O terçol é uma inflamação na pálpebra que se parece com uma espinha grande, deixando a região inchada e vermelha.

5. Tonturas

Ficar tonto após ler um livro, mesmo em locais que não balançam (como no ônibus).

Se você apresenta todos estes sintomas ou pelo menos alguns deles, procure o oftalmologista e tire a dúvida.