Como Rezar o Terço Passo a Passo

Como Rezar o Terço Passo a PassoTodo católico sabe rezar o Santo Rosário, mais conhecido como terço? A prática de rezá-lo é muito comum entre os fiéis, especialmente os que são devotos de Nossa Senhora de Fátima.

Segundo as histórias, a santa apareceu para as crianças de Portugal e disse que, ao rezar o terço, o fiel teria a maior de todas as graças durante a vida na terra – a paz.

Por esse motivo – convictos do que Nossa Senhora de Fátima afirmou – é que tantas pessoas católicas do Brasil e do mundo rezam o terço.

Mas você sabe como fazer corretamente? Se sobraram algumas dúvidas, acompanhe este artigo.

1. Antes de qualquer reza, tente encontrar um lugar tranquilo. Afinal, reza também é concentração. Se você puder, acenda uma vela junto aos seus santos e leia a passagem do dia na Bíblia.

2. Comece fazendo o sinal da cruz. “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”. Se for rezar o terço por um motivo em especial, fale baixo: “Meu Senhor Deus, de profunda e absoluta misericórdia, inicio esta prece com toda a minha fé e devoção em favor da seguinte graça: (dizer a graça que deseja alcançar)”.

3. O começo é a cruz. Lá, reze o credo. “Creio em Deus todo poderoso, Criador do céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém”.

4. Logo na primeira conta, é para rezar o Pai Nosso: “Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém”.

5. Em seguida, nas próximas três contas, reze a ave Maria: “Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.”

6. Depois terá mais uma conta para rezar novamente o pai nosso.

Na próxima conta, reza-se a Salve Rainha: “Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva, a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrima. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce, sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.”

7. Quando começamos a rezar dentro do terço, siga a seguinte ordem:

Nas dez contas que estiverem juntas, reze dez vezes a Ave Maria. Depois, mais dez contas para rezar o Pai Nosso. Depois se reza o Gloria ao Pai: “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém”.

8. Para terminar reza. Faça como do início, rezando Salve Rainha, 1 Pai Nosso, 3 Ave Maria, 1 Pai nosso e fecha com o Credo. Termine fazendo o sinal da cruz.