Como Rezar O Rosário

Como Rezar O RosárioPouca gente sabe, mas a origem do terço é muito, mas muito antiga. Vem dos orientais que usavam pedras para auxiliar na hora de contar suas orações. Na igreja católica foi introduzido como forma de oração. O rosário é a oração de quatro terços, ao invés de orar uma vez o terço, você hora quatro vezes e assim é o rosário. Dizem que em 1328, Nossa Senhora apareceu para São Domingos para que ele rezasse o rosário, com o intuito de salvação do mundo, a partir daí surgiu a devoção dos católicos pelo rosário. Se você não sabe, mas quer aprender a rezar o rosário lhe daremos dicas para que sua oração saia perfeita.

1. Faça a oração preparatória. Para começar a rezar o rosário você tem que rezar o terço, porque ele nada mais é do que rezar quatro vezes o terço. Para começar faça a oração preparatória, orando para Espírito Santo encher o coração de todos os fieis. Esta é a oração: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Deus que instruístes os corações de vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

2. Depois faça o oferecimento do terço. A segunda parte da oração do rosário é fazer o oferecimento do terço. Esta é a oração: Divino Jesus, nós vos oferecemos este Rosário que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. Oferecemos, particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o Santíssimo Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria, pela paz do mundo, pela Santa Igreja, pela santificação das famílias.

3. A terceira parte. Agora na terceira parte da oração do terço segure a cruz e ore: Creio em Deus Pai Todo Poderoso, Criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

4. Faça a homenagem a Santíssima Trindade.  A Santíssima Trindade é o que todos conhecemos: Pai, Filho e Espírito Santo. Assim você deve rezar  um pai nosso, três ave marias e um glória ao pai. Depois disso reze o terço normalmente, rezando um pai nosso e dez ave marias seguindo as pedrinhas.