Como Retirar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

Como Retirar o Fundo de Garantia do Tempo de ServiçoQuando eu posso retirar meu fundo de garantia?  Como? Onde? Por quê? Calma! Não se apavore quando o assunto for sacar o fundo de garantia do tempo de serviço. Existe uma série de tributos que envolvem este assunto e também algumas condições, mas não é nenhum bicho de sete cabeças!

Mesmo se tratando de questões financeiras, as dicas que aqui você irá conferir são bem simples e de fácil entendimento. Todas as duvidas que você sempre teve sobre este assunto serão sanadas e nunca mais você terá problemas com isso!

De início é fundamental que fique claro que a retirada de fundo de garantia só pode ser feita quando o trabalhador é mandando embora de determinada empresa, tendo direito ao seguro desemprego. Os casos em quem o trabalhador se demite não se inclui neste quadro, pois o governo subentende que você  vai trabalhar em outro local. Antes de mais nada, é de extremo interesse do trabalhador cogitar a ideia de entrar num consenso com a empresa que ele acaba de sair, chegando num acordo final e que seja bom para ambos.

Há casos em que o governo abre uma exceção, como por exemplo para pessoas que foram vítimas de enchentes e outras tragédias naturais deste gênero.

As condições para que você possa sacar o seu dinheiro, são:

1-     Enfermidades muito graves;

2-     Financiamento de imóvel.

Outras perguntas que são muito comuns:

1.Quem faz o depósito na conta do trabalhador?

O empregador ou o tomador de serviços.

2. Quando o depósito deve ser efetuado?

Até o dia 7 do mês subseqüente ao mês trabalhado.

3. Qual o valor do depósito?

8% (Oito por cento) do salário pago ao trabalhador. No caso de contrato de trabalho firmado nos termos da Lei n.º 11.180/05 (Contrato de Aprendizagem), o percentual é reduzido para 2%. O FGTS não é descontado do salário, é uma obrigação do empregador, exceto em caso de trabalhador doméstico.

Vale lembrar que a documentação necessária para receber este benefício varia de acordo com a situação do trabalhador.