Como Resolver Uma Conta de Menos Com Fração

Como Resolver Uma Conta de Menos Com FraçãoPois é, a matemática é um conjunto de jogos que continuam aí e hoje vamos ver como resolver uma conta de menos com fração. Pois bem, ela não é muito diferente da operação de adição que envolve duas frações, mas o povo pediu, a gente atendeu e você vai aprender agora Como Fazer:

1.     Conhecendo a fração – Numa fração, temos um numerador e um denominador. O Denominador é aquele que representa quantas tem o todo. O Numerador é aquele que representa quantas partes do todo a fração está representando. Embora essa definição seja importante para entender o que é uma fração, para resolver uma operação que envolva frações você só precisa entender o numerador é o número de cima e o denominador o de baixo.

Ex:4/2 Nesta fração, o 4 é o numerador e o 2 é o denominador.

2.     Para fazer a operação – Você só pode fazer a conta se os denominadores forem iguais, mas nem sempre isso acontece, então para fazer uma operação que tenha duas frações, a primeira coisa a fazer é tirar o MMC (Mínimo Múltiplo Comum) entre os dois denominadores. Isso irá igualá-los. Assim, descobrindo o MMC entre os denominadores, você deverá substituí-los pelo MMC.

Ex.: 7/2 – 5/3. O MMC entre 2 e 3 é 6. Sendo assim, neste primeiro passo, as frações devem ficar assim: 7/6 – 5/6

3.     Mudando os numeradores – Agora que ajustamos os denominadores precisamos ajustar os denominadores. Isso acontece porque se mexermos no denominador, temos que crescer os numeradores em proporção pra que continuem tendo o mesmo valor inicial. Para isso precisamos multiplicas os numeradores pelo resultado da divisão (quociente) do atual denominador pelo que estava antes do MMC. Vamos continuar com o exemplo da operação anterior:

Ex.: No primeiro caso,  7/6  o atual denominador é 6, o antigo era 2, assim, dividimos 6÷2=3, logo, precisamos multiplicar o “7” por “3” e o produto desta operação é 21, então :  passará a ser 21/6 e a outra fração, onde é 5/6, com o mesmo processo ficará 10/6, portanto, agora temos 21/6 – 10/6.

4.     Agora some os numeradores e repita os denominadores – Simples, né?

Ex.: 21/6 – 10/6 = 11/6

5.     Fração com números inteiros – Caso você tenha que calcular uma fração com um número inteiro, por exemplo: 7/6 – 8, considere sempre que o numerador do número inteiro é igual a 1. Sendo assim 8 = 8/1.

Agora é só partir para o abraço! Vai praticar e se aperfeiçoar mais!