Como Resolver Uma Conta de Mais Com Fração

Como Resolver Uma Conta de Mais Com FraçãoVocê tem de convir que mesmo que não goste de matemática, existe uma certa regularidade nela que faz com que ela seja muito menos inconstante do que o Português por exemplo. Pense dessa forma: Enquanto o português tem mil exceções para cada regra, na matemática isso não vigora, não é frequente e tudo segue sempre as mesmas regras que fundamentam essa doce ciência. Eu estou sendo prolixo? Pois bem, vou simplificar pra você da seguinte forma: Pense sempre na matemática como um jogo, um jogo que segue SEMPRE as mesmas regras e que quem as conhece, sabendo jogar, nunca perde. Hoje temos dicas sobre um dos jogos mais simples da matemática: as frações. Neste artigo, em particular, esperamos fazer você entender como resolver uma conta de mais que envolva uma fração.

1.     Conhecendo a fração – Numa fração, temos um numerador e um denominador. O Denominador é aquele que representa quantas tem o todo. O Numerador é aquele que representa quantas partes do todo a fração está representando. Embora essa definição seja importante para entender o que é uma fração, para resolver uma operação que envolva frações você só precisa entender o numerador é o número de cima e o denominador o de baixo.

Ex:4/2 Nesta fração, o 4 é o numerador e o 2 é o denominador.

2.     Para fazer a operação – Você só pode fazer a conta se os denominadores forem iguais, mas nem sempre isso acontece, então para fazer uma operação que tenha duas frações, a primeira coisa a fazer é tirar o MMC (Mínimo Múltiplo Comum) entre os dois denominadores. Isso irá igualá-los. Assim, descobrindo o MMC entre os denominadores, você deverá substituí-los pelo MMC.

Ex.: 7/2 + 5/3. O MMC entre 2 e 3 é 6. Sendo assim, neste primeiro passo, as frações devem ficar assim: 7/6 + 5/6

3.     Mudando os numeradores – Agora que ajustamos os denominadores precisamos ajustar os denominadores. Isso acontece porque se mexermos no denominador, temos que crescer os numeradores em proporção pra que continuem tendo o mesmo valor inicial. Para isso precisamos multiplicas os numeradores pelo resultado da divisão (quociente) do atual denominador pelo que estava antes do MMC. Vamos continuar com o exemplo da operação anterior:

Ex.: No primeiro caso,  7/6  o atual denominador é 6, o antigo era 2, assim, dividimos 6÷2=3, logo, precisamos multiplicar o “7” por “3” e o produto desta operação é 21, então :  passará a ser 21/6 e a outra fração, onde é 5/6, com o mesmo processo ficará 10/6, portanto, agora temos 21/6 + 10/6.

4.     Agora some os numeradores e repita os denominadores – Simples, né?

Ex.: 21/6 + 10/6 = 31/6

5.     Fração e números inteiros – Caso você tenha que calcular uma fração com um número inteiro, por exemplo: 7/6 + 8, considere sempre que o numerador do número inteiro é igual a 1. Sendo assim 8 = 8/1.

Agora pratique e nem pense em reclamar dizendo que entendeu, mas é difícil e trabalhoso. Acredite: Demorou muito mais pra escrever esse artigo do que você vai demorar pra resolver seu cálculo. Agora pratique e bom estudo.