Como Resolver Uma Conta de Dividir Com Frações

Como Resolver Uma Conta de Dividir Com FraçõesAgora precisamos aprender como resolver uma conta de dividir envolvendo frações e juro que depois dessa vou partir de férias para Acapulco. Antes disso, vale lembrar que a melhor forma de fixação para qualquer informação nova que seja, mesmo aquelas que assimilamos, é a prática, portanto, nada de folga com os estudos. Pratique sempre que possível. Muito bem, tendo dito isso, então vamos à leitura conclusiva do passo a passo desta nova guia que o Como Fazer preparou para vocês e divirtam-se enquanto aprendem matemática, que é o mais importante!

1.     Conhecendo a fração – Numa fração, temos um numerador e um denominador. O Denominador é aquele que representa quantas tem o todo. O Numerador é aquele que representa quantas partes do todo a fração está representando. Embora essa definição seja importante para entender o que é uma fração, para resolver uma operação que envolva frações você só precisa entender o numerador é o número de cima e o denominador o de baixo.

Ex:4/2 Nesta fração, o 4 é o numerador e o 2 é o denominador.

2.     Para fazer a operação – Para dividir uma fração, você só precisa inverter o numerador e o denominador da fração divisora e multiplica-la pela dividenda. Não entendeu? No exemplo fica mais fácil de perceber e entender:

Ex.: 2/3 ÷ 3/5 = 2/3 × 5/3 = 10/9

Simples, né? Perceberam que basta inverter uma das frações e fazer a multiplicação normal.

3.     A regra dos sinais – Tome cuidado com a regra de sinais. A única coisa capaz de confundir nessa operação e assim estragar o seu cálculo inteiro. Essa regra diz que o produto será positivo se os sinais das frações forem iguais e negativo caso os sinais sejam diferentes.

4.     Simplifique sempre que puder – Nunca se esqueça de simplificar a fração, ou seja: Se numa fração o numerador e o denominador forem divisíveis por um número qualquer, esta divisão deve ser feita em cada um deles.