Como Resolver Frações

Como Resolver Frações

A matemática é o terror de muita gente. É só ver aquele monte de número, símbolos e fórmulas que algumas pessoas começam a gritar de desespero. Porém é quase impossível viver em sociedade sem usar cálculos matemáticos para fazer nossas atividades e resolver nossos problemas.

Um cálculo que utilizamos para saber como dividir alguma coisa entre um número “x” de pessoas. Por exemplo, como podemos dividir uma pizza grande para 8 pessoas? É só cortar ela em 8 fatias iguais, onde cada fatia é 1/8. Essa foi fácil não é mesmo, mas e as mais complexas? Vamos mostrar aqui como resolver frações com algumas operações básicas.

1 . Multiplique as frações. Ao multiplicar frações, basta multiplicar os numeradores juntos e depois multiplicar os denominadores juntos. Isto funciona se o denominador é igual ou não.

Então, se você deseja multiplicar as frações 3/2 e 4/3 em conjunto, obtém 12/6.
Como com qualquer solução, você deve relatar a resposta de uma forma simplificada. A fração de 12/6 pode ser simplificada para 2.

Deve recordar que qualquer número dividido por si só é igual a1, então 6/6 = 1. Em outras palavras, se você encontrar o mesmo número de topo e no fundo de uma fração, você pode cancelá-lo para fora.Como Resolver Frações

2. Divida as frações. Quando você divide duas frações, você deve inverter a segunda fração e multiplique Ou seja, na segunda fração o denominador se torna o numerador e o numerador se torna o denominador, assim multiplique a equação.Como Resolver Frações

3. Adicione ou subtraia as frações. Quando somar e subtrair frações, as frações que estão sendo adicionados ou subtraídos devem ter o mesmo denominador. Quando denominadores são diferentes, você vai precisar para converter cada fração em uma fração equivalente por encontrar o mínimo denominador comum (MDC) para as frações. As duas novas frações devem ter o mesmo denominador, tornando-os fáceis de adicionar ou subtrair.

Para fazer adição de frações, você deve certificar-se que as frações que estão sendo adicionadas têm o mesmo denominador. Se não o fizerem, encontrar o LCD para as frações e colocar cada um em sua forma equivalente. Em seguida, basta adicionar os numeradores das frações.

Para fazer subtrações, você deve certificar-se que as frações sendo subtraídos têm o mesmo denominador. Se não o fizerem, encontrar o LCD para as frações e colocar cada um em sua forma equivalente. Em seguida, basta subtrair os numeradores das frações.

Ou seja, você deve:

  • Determine se as frações têm o mesmo denominador. 
  • Se os denominadores são diferentes, encontrar o LCD para as frações de ser adicionado. 
  • Encontre as frações equivalentes com o LCD no denominador.
  • Adicionar ou subtrair os numeradores das frações.
  • Simplifique a fração resultante.Como Resolver Frações