Como Renovar a Carteira de Habilitação RJ

Como Renovar a Carteira de Habilitação RJPara quem mora no Rio de Janeiro e está com a sua carteira de habilitação (CNH) vencida, mas não sabe como fazer para renovar, aqui nesse post vamos falar passo a passo os procedimentos necessários.

1. Os documentos necessário para fazer a renovação são.

  • Documento de identificação original, original da CNH vencida, original do Duda pago;
  • Se o candidato trocou de endereço recentemente, deverá  levar cópia do comprovante de residência ou fazer declaração sobre a mudança.
  • Se o candidato quiser mudar qualquer dado em seu registro, terá de mostrar original e cópia do documento com a nova informação.
  • Nos casos de alteração de nome da mãe, o documento de identidade deverá estar sempre atualizado.

Em se tratando de comprovante de residência em nome dos pais, filhos ou cônjuge, o candidato deverá comprovar o parentesco com original e cópia de documento que comprove a união estável ou o grau de parentesco.

Se o candidato residir com terceiros  que não esteja mencionado no paragrafo anterior, será preciso apresentar o comprovante em nome do titular com o qual reside original e cópia e uma declaratória  de residência assinada pelo titular, afirmando que o candidato reside naquele endereço, e firmada pelo requerente, conforme Formulário Detran/RJ nº. 0034.

2. Será necessário fazer o exame médico.

O candidato que estiver com exame de aptidão física e mental vencido com tempo superior de cinco anos, a partir da data de validade, deverão submeter-se ao Curso de Atualização para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação.

Deve ser pago a taxa do exame medico que é cobrado pela clínica medica credenciada.

3. Para renovar a CNH o DETRAN cobra uma taxa de serviço que e chamada de Duda.

O valor do Duda é R$ 101,77 e quando for retirar o guia para o pagamento de Duda informa o código (cod.:204-6) que é referente a esse tipo de serviço.

4. Os procedimentos para os postos do Rio, Grande Rio e interior.

Após ter pagado as taxas o candidato deverá agendar a entrega da documentação em um dos postos. Esse agendamento pode ser feito no Portal do DETRAN-RJ ou pela Central de Atendimento: 0800-0204041ou 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042 os dias de atendimento é de segunda à sexta, das 6h às 24h e aos sábados das 8h às 18h.

Comparecer ao posto no dia marcado, com a documentação necessária.

O candidato receberá o nome e endereço da clínica credenciada da região onde se encontra sua residência ou domicílio, com o respectivo, telefone e horário de atendimento, anotado no verso do formulário de exames. A clínica é indicada eletronicamente pelo sistema.

Na clínica, o candidato deverá pagar uma taxa pelo exame médico.