Como Remover Manchas de Tinta da Roupa

Como Remover Manchas de Tinta da RoupaA remoção de manchas causadas por canetas, marcadores de quadros e canetas-tinteiro é meio difícil de fazer, porem com os produtos corretos essa tarefa árdua acaba se tornando menos complicada. Aqui vão algumas dicas de como remover manchas de tinta das roupas.

Materiais Necessários:

Papel-toalha

Cotonetes, chumaços ou bolas de algodão

Álcool Isopropílico ou álcool desnaturado

Leite

Amônia

Glicerina

Spray para cabelos

Tira-manchas como Vanish ou Semorin

Passos:

1. Remova a mancha enquanto ela ainda está fresca pois enquanto mais a mancha secar mais difícil será sua remoção. Caso a mancha tenha acabado de ocorrer, remova o excesso com um papel toalha o pressionando firmemente sobre a mancha. Não esfregue isso só irá fazer com que a mancha se espalhe mais. Vá substituindo o papel conforme ele for ficando encharcado.

2. Aplique sobre a mancha o álcool isopropílico ou o álcool desnaturado, ambos podem ser encontrados facilmente em lojas de eletrônicos ou farmácias. Sua composição age no pigmento da tinta o neutralizando. Encharque a peça de roupa manchada com um dos dois e após lave-a normalmente, mas separada das demais roupas.

3. Utilize amônia em roupas não sintéticas (algodão, seda, etc.). Você pode facilmente encontrar amônia em farmácias ou mercados. Misture uma parte de amônia a duas partes de álcool desnaturado, aplique essa solução em cima da parte manchada e deixe agir por cinco minutos. Coloque vinagre sobre a química para neutraliza-la e lave normalmente.

4. Pressione um bolo de papel toalha sobre a mancha removendo o excesso de tinta e aplique o spray para cabelo no local. Assim como o álcool desnaturado, o spray possui em sua composição alguns agentes que ajudarão a dissolver a mancha o que facilita a remoção da mesma. Borrife o produto ate que encubra toda a mancha e torne a pressionar com um pano úmido. Repita o processo até que a mancha suma por completo, lembrando-se sempre de não esfregar o pano sobre a mancha e após lave o tecido normalmente.

5. Em caso de manchas secas ou que estejam mais difíceis de ser removidas, utilize os alvejantes que encontramos em mercados como o Vanish e Semorin, que são os mais conhecidos. Basta deixar a roupa de molho em uma solução de 10 litros de água para 100 ml de alvejante por dez minutos e lavar a roupa normalmente.

Dicas

Os removedores de esmalte também costumam funcionar em manchas feitas por tintas de canetas.

Nunca esfregue a mancha para que ela não se espalhe.

Avisos:

Nunca trabalhe com amônia ou qualquer outro produto citado acima próximo ao rosto.

Não utilize álcool comum pois ele não removerá a mancha, pelo contrario, o álcool somente aumentará seu problema.

Mantenha todos os produtos químicos fora do alcance de crianças.

Use luvas e mascaras para sua segurança.