Como Regularizar o CPF pela Internet

Como Regularizar o CPF pela InternetSe você está com seu CPF suspenso ou com a regularização pendente, saiba que você pode regularizar tudo sem sair de casa, usando a internet. Essa praticidade está no site da Receita Federal. A seguir, estão todas as instruções necessárias.

1. Acesse o link receita.fazenda.gov.br/novidades/informa/leiamaiscpf.htm

2. Escolha a opção para regularização de CPF de acordo com sua situação, residentes no Brasil ou no exterior.

3. Na tela seguinte, escolha a opção ” Regularização do CPF”.

4. Para saber qual procedimento de regularização seguir, você deve verificar se deixou de entregar alguma Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) a que estava obrigado. A verificação pode ser feita na Pesquisa de Situação Fiscal ou consultando as condições de obrigatoriedade de entrega da DIRPF, no item “Perguntas e Respostas” dos anos em que o contribuinte não entregou essa declaração.

5. Se tiver deixado de entregar alguma declaração (DIRPF) a que estava obrigado, a situação será regularizada com a entrega da(s) declaração(ões) devida(s). Se esse é o seu caso, clique aqui para baixar programas e obter informações sobre o preenchimento e envio da declaração (DIRPF).

6. Se não estava obrigado a entregar a DIRPF nos últimos cinco anos ou entregou todas as declarações devidas, será preciso fazer o pedido de regularização do CPF. Se esse é o seu caso, veja como fazer o pedido de regularização.