Como Reformar Sofá

Como Reformar SofáReformar o sofá é uma maneira de reaproveitá-lo de maneira simples e bem mais barata. Há duas maneiras de reformar seu sofá, uma delas é mandando o móvel para um profissional tapeceiro para que ele faça o serviço, outra maneira é arregaçando as mangas e do it youself.

A primeira forma é mais fácil, mas a segunda, é com certeza, a mais interessante.

Veja como reformar um sofá e use sua criatividade.

Materiais necessários

Tesoura

Espuma

Grampeador para madeira

Tecido de fácil manuseio e costura, porém ele deve ser resistente.

Folha Dácron

Trena

Cola

Como fazer

1. Tire as medidas do sofá com uma trena para ter noção do tamanho do móvel.

Meça o encosto, altura do braço do sofá com relação ao chão, tamanho do assento, altura e largura.

2. Tire toda a capa do sofá, incluindo o tecido do fundo e dos braços. Para facilitar a retirada, remova os grampos que ficam na parte inferior do estofado.

Retire cuidadosamente para não danificar o enchimento.

3. Agora verifique o estado do seu sofá, observe se as molas precisam ser trocadas ou apertadas, locais que precisaram de enchimento, se as madeiras estão podres ou não. Compre e reponhas as peças danificadas, para fazer o enchimento é simples: Corte um pedaço de espuma que preencha os locais necessários, revista-os com Dácron, que é uma folha sintética para cobertura de estofados, ela também é útil para desodorizar o sofá. Coloque esta espuma encapada no local em que ela é necessária, faça isso por todo móvel.

4. Para revestir o sofá, use tecidos velhos para fazer os moldes e tirar as medidas, só corte o tecido que será usado realmente quando estiver certo (a) do tamanho necessário.

5. Fixe o tecido com cola e grampos, principalmente na estrutura de madeira. Faça este revestimento com cuidado, sempre respeite as formas do sofá para que o tecido não fique enrugado e com vincos.

6. Espere a cola secar totalmente antes de usar o sofá.