Como Redigir uma Carta

Como Redigir uma CartaEntrar em contato com pessoas distantes transformou-se em algo simples depois do advento da internet. A comunicação tornou-se instantânea e multi-sensorial, possibilitando conversas antes inimagináveis, como entre uma pessoa que esteja em São Paulo com uma na Austrália, onde as duas podem se ver e ouvir.

Em meio a tantas possibilidades, os antigos meios de comunicação estão a cada dia tornando-se mais obsoletos. Pense, por exemplo, em quantas pessoas você vê falando que enviará um telegrama. Porém, apesar do descarte de ferramentas mais demoradas como os telegramas, alguns ainda possuem grande importância. Esse é o caso das cartas. Muitas coisas só podem ser entregues via correios, o que torna essencial o uso delas. Veja o que é necessário para escrever uma carta:

1. Saiba para onde a carta deverá ir. Antes de qualquer coisa, você precisa ter as informações de quem receberá sua carta, o destinatário. Os dados necessários são: Nome do destinatário, endereço (rua, número e complemento), CEP, cidade e estado.

2. Adeque o conteúdo. Se sua carta tem caráter formal deverá ser escrita diferente de uma carta informal. Uma carta formal deve conter os seguintes elementos:

  • Primeiro escreva seu nome e endereço no canto esquerdo superior da página;
  • Em seguida, no canto direito logo abaixo, coloque o nome e endereço do destinatário;
  • Um pouco mais embaixo, do lado esquerdo, escreva o local onde a carta está sendo escrita e a data, e logo abaixo, o assunto da carta. O assunto deve ser curto, não mais que uma frase;
  • Depois, refira-se ao destinatário com alguma expressão formal de tratamento, como Exmo. Sr.. Depois é só colocar o texto da carta;
  • Para finalizar, coloque o fecho da carta, onde você agradece a atenção do destinatário e deixa seus cumprimentos.

Já a carta informal só necessita de dois elementos:

  • A saudação de abertura (Querido amigo, Caro João, Olá João)
  • E o fecho da carta (Um abraço, Beijos, Saudades)

3. Realize a postagem. Agora que você já redigiu sua carta devidamente escrita de acordo com o receptor, basta ir a uma agência dos correios e postar sua carta. Não se esqueça de preencher o envelope com seus dados e os dados do destinatário.