Como Redigir um Ofício

Como Redigir um OfícioUm ofício é um documento que tem como propósito fazer uma solicitação ou uma reivindicação oficial de algo a uma autoridade. Muitas pessoas enfrentam grande dificuldade na hora de fazer um ofício devido a necessidade de manter um tom de formalidade em sua redação e acabam recorrendo a internet para encontrar um modelo. É preciso que certas informações estejam contidas em seu ofício, como mostraremos a seguir. Mas, lembre-se, cada ofício tem um objetivo, cuidado para não acabar deixando seu documento com jeito de “ctrl+c, ctrl+v”.

1. Utilize sempre linguagem formal. A formalidade é essencial em um documento como um ofício, afinal você estará se dirigindo a uma autoridade. Pronomes de tratamento como Vossa Senhoria e Vossa Excelência, são recomendados na hora de fazer uma menção ao seu interlocutor.  Mesmo que seja uma pessoa que você tenha uma relação pessoal, é preciso manter a formalidade, pois o documento pode passar pelas mãos de outras pessoas.

2. Use argumentos convincentes e coerentes. Em seu ofício você precisará convencer o leitor de que atender seu pedido é algo que vale a pena. Dizer apenas que ele precisa te ceder algo devido a sua necessidade não é o suficiente. Elucide os benefícios que a cessão acarretará. Evite enrolação, seja claro e objetivo em seu texto.

3. Tome cuidado com o vocabulário. Como foi dito anteriormente, você precisa manter um nível de linguagem ao redigir seu ofício. Mas, além disso, tome cuidado com a maneira de escrever como um todo. Não utilize expressões repetidas, preste atenção à pontuação e à ortografia.

4. Tipos de ofício. Entre os objetivos mais comuns dos ofícios estão solicitações, pedido de patrocínios, assuntos jurídicos, comunicação e pedidos ou requerimentos.

Estas são orientações que servem para qualquer um destes tipos de ofícios. Abaixo, veja um modelo de ofício para que possa ter uma ideia de como eles se estruturam.

OFÍCIO DE (digite o interesse do seu ofício)
Ofício nº ___/___ (caso te indiquem o número do seu ofício, coloque-o aqui)

(Coloque um pronome de tratamento como Senhor, Senhora ou Senhorita + o nome da pessoa que receberá seu ofício)

(ocupação)
(empresa ou órgão)

Eu, (nome do solicitante), (nacionalidade), (estado civil), ( profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliado à (informar cidade), sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Excelência (descreva sua solicitação) com a finalidade de (descrever o fim a que se deve o pedido).

Limitado ao exposto, fique com meus votos de estima e consideração.

____________________________________________________
(localidade), (dia) de (mês) de (ano)
___________________________________________________
(assinatura)
(Digite seu nome)

Endereço do destinatário