Como Recuperar os Arquivos do Pen Drive

Como Recuperar os Arquivos do Pen DriveNão existe nada mais desesperador do que ter arquivos importantíssimos em gravados em um pen drive e na hora de acessá-los, perceber que o mesmo pifou ou que os arquivos não estão mais lá. Em alguns casos, isso acontece porque o sistema de arquivos foi corrompido, impossibilitando o computador de reconhecer o dispositivo. Seja qual for o problema, o ideal é manter a calma. Existe um meio pelo qual você pode tentar recuperar seus arquivos, antes de tomar a atitude de formatar o explorer ou o gerenciador de discos, medida que fará com que você perca todos os seus arquivos de uma vez. Existem programas gratuitos que te ajudam na tarefa de tentar recuperar arquivos corrompidos como o Recuva e o Easy File Undelete. Confira o passo a passo que preparamos para você, usando o Recuva como exemplo.

  1. Insira o pen crive danificado na entrada USB do computador;
  2. Abra o Recuva, selecione a letra correspondente ao local onde está o seu pen drive, e clique em “Verificar”.  Haverá uma verificação para ver quais são os arquivos perdidos e quais as condições para que eles sejam recuperados;
  3. Passo 3: Concluída essa análise, o Recuva exibirá um relatório dos arquivos. Eles poderão ser filtrados antes de prosseguir a recuperação, utilizando o botão “Opções”. Mas se você não tem certeza de quais arquivos quer recuperar e prefere obter todos de volta, selecione-os e clique em “Recuperar”. Para evitar mais problemas com os seus arquivos, é necessário bastante atenção nessa etapa e alguns cuidados devem ser tomados. Salve os arquivos em outro lugar para garantir que eles não sejam perdidos de novo. Você pode criar uma nova pasta no seu pen drive ou, se suspeita que o dispositivo está com defeito, envie os arquivos para o seu computador e depois repasse-os para um novo pendrive. Depois disso, você pode confirmar a recuperação.
  4. Concluída a recuperação, confira se a recuperação foi bem sucedida.  O Recuva exibe um relatório indicando se foi encontrado algum problema no processo ou se os arquivos foram recuperados completamente. Vale lembrar que sempre é possível ocorrer danos, por isso verifique atentamente cada documento para conferir se está tudo ok.

O Recuva também possibilita que o contrário seja feito: eliminar de vez arquivos que você não queira mais manter em um pen drive. Para fazer isso, clique no arquivo que deseja eliminar com o botão direito do mouse. Na janele de opções, selecione “Remoção Segura Marcada”. Os dados do arquivo serão sobreescritos de forma que nenhum sistema será capaz de recuperá-lo novamente.

Se o seu pen drive não está com problemas mas, precisa recuperar arquivos deletados, os passos são os mesmos, com a diferença de que, ao invés escolher o HD, você deve escolher o pen drive quando o programa perguntar em qual disco você quer procurar por arquivos deletados.  Seja qual for o seu caso, se não obter sucesso com nenhum programa de recuperação de arquivos, procure a ajuda de um técnico em informática.