Como Recuperar Arquivos Formatados

Como Recuperar Arquivos FormatadosSeu computador está lento ou cheio de arquivos e dispositivos sem utilização, então você decide formatar o HD para que seu PC volte a ser como antes, o problema é que não foi feito o backup de todos os arquivos e você se deu conta de que apagou arquivos importantes.

E agora?

Se você já chorou, esperneou, gritou e está quase dando um soco no computador, pare e relaxe, é possível sim recuperar estes arquivos e voltar a respirar, quer saber como? Então siga nosso tutorial e volte à normalidade.

O programa usado para recuperar os arquivos é o Recurva, baixe-o gratuitamente no Baixaki, para facilitar, clique no link direto: http://www.baixaki.com.br/download/recuva.htm

1. Abra o Recurva e clique em Opções > Ações e habilite apenas as definições “Mostrar arquivos encontrados em diretórios ocultos do sistema” e “Mostrar arquivos removidos de modo seguro”.

2. Clique em OK para voltar a tela inicial e inicie sua pesquisa. O Recurva fará uma busca no seu disco rígido e vai listar todos os arquivos recém excluídos, de diferentes formatos.

3. Clique em Verificar e filtre a busca se quiser exibir arquivos de formatos específicos. Se quiser você pode buscar os arquivos pelo nome também.

4. Verifique os resultados dados pelo Recurva, você vai notar que cada arquivo é sinalizado com um círculo de cores diferentes: vermelho (arquivo de qualidade muito pobre ou irrecuperável), amarelo (qualidade pobre) ou verde (excelente qualidade).

5. Marque a caixa de seleção dos arquivos que você deseja recuperar, clique com o botão direito sobre um deles e clique em “Recuperar Marcados”, selecione o destino dos arquivos recuperados.

Para garantir que o processo dará certo envie os arquivos para outro dispositivo que não seja o HD, pode ser um CD, pendrive ou outra repartição do HD, clique em OK e aguarde alguns segundos, logo eles estarão salvos novamente.

Se não der certo?

Caso o arquivo procurado não seja listado pelo programa, ainda há esperança!

Siga o passo a passo acima, porém ao abrir o Recurva e clicar em Opções > Ações, habilite a caixa de seleção “Verificação Profunda (aumenta o tempo de verificação).

Siga o restante do passo a passo, porém o programa poderá ficar horas buscando os arquivos deletados.

Dica tirada do site http://www.tecmundo.com.br