Como Reconhecer Firma

Como Reconhecer FirmaO processo de reconhecimento de firma tem a finalidade de comprovar que determinada assinatura é verdadeira e corresponde à pessoa apontada no documento.

Por exemplo, você assinou uma procuração autorizando alguém a realizar uma transação financeira no banco em seu nome, o banco só vai aceitar a procuração e tomá-la como verdadeira caso sua assinatura seja reconhecida em cartório, ou seja, o cartório reconhece a firma o que atesta sua veracidade.

O reconhecimento de firma é largamente praticado como forma de provar que a assinatura em determinado documento é verdadeira, isso traz segurança para você e para a empresa, afinal, ninguém poderá sair por aí assinando em seu nome e a empresa tem a segurança de que a assinatura corresponde à pessoa que fechou o contrato.

Para reconhecer a firma de um documento, é preciso levá-lo ao cartório onde você já tem firma aberta, veja o passo a passo.

Não tenho firma aberta em nenhum cartório

Leve o documento em que é preciso reconhecer firme e sua identidade.

Você deverá assinar o documento igual a assinatura do RG.

O atendente do cartório vai olhar tanto o RG quanto o documento e se ambas a assinaturas estiverem iguais, a firma será reconhecida.

Aproveite e já abra a firma neste cartório, dessa forma não será preciso apresentar o RG das próximas vezes que precisar fazer o reconhecimento.

Já tenho firma aberta no cartório

Dirija-se ao cartório em que você já tem firma, leve o documento assinado e faça o reconhecimento.

Importante

Os processos de abertura e reconhecimento de firma são cobrados, verifique as taxas no cartório.

Só é possível reconhecer firma no cartório em que ela foi aberta, porém você pode abrir firma em vários cartórios diferentes para facilitar sua vida.