Como Rastrear um IP

Como Rastrear um IPUltimamente a busca por endereço de IP tem se popularizado e muita gente nem sabe do que se trata. IP quer dizer Internet Protocol e é formado por uma numeração de quatro conjuntos de algarismos, que variam de 0 a 255. Mas antes que você resolva sair por aí caçando IPs, saiba exatamente o que você busca, pois existem vários endereços de IP, como de sites, de email e geográfico. Geralmente a busca é por endereço geográfico de IP, principalmente depois que o Facebook iniciou um serviço no qual acusa um acesso na sua conta por um IP desconhecido.

Como rastrear um endereço geográfico de IP (geo-localização)

  • Vá a um site que permitirá a você procurar informações de endereço IP. Procure no Google por “Lookup IP” ou “Geolocation IP” para uma grande lista de sites que oferecem gratuitamente esse serviço. Destacamos:

http://ipgeoinfo.com/

http://ip2location.com/

http://www.ipligence.com/geolocation/

http://freegeoip.net/

http://www.maxmind.com/

Lembre-se que a busca é feita com o número do IP para descobrir a localização geográfica, e não o contrário. Portanto, se você não possui o número do qual você deseja rastrear, ficará impossível de localizar o IP.

Entenda o que você pode aprender a partir do endereço IP:

  • Qual provedor de serviços de Internet (ISP) o usuário está usando. Em alguns casos isso pode ser a empresa do usuário (por exemplo, Ford.com). Em outros casos, pode ser apenas um dos grandes provedores, como ATT ou Comcast.
  • A localização aproximada física do utilizador (por exemplo, São Paulo, SP, Brasil).

Reconheça que normalmente você não vai saber o nome real da pessoa que está utilizando aquele endereço IP (por exemplo, Paulo Silva). Tais informações normalmente só são liberadas sob ordem judicial, em ocasiões específicas, como investigações policiais. Se este não é o seu caso, esteja ciente que não conseguirá extrair muitas informações da sua busca.