Como Preparar uma Rabada

Como Preparar uma RabadaA rabada é um prato tipicamente da culinária popular, surgida como uma prato de descendentes africanos no inicio do século XIX, é apreciado de norte a sul do país. Considerado um prato pesado, é preciso um certo cuidado para o preparo da rabada. É um prato ótimo para servir num almoço de domingo. Nesse post você vai ver algumas dicas de como preparar uma rabada.

1. Ingredientes necessários. 1kg de rabada de boi, 3 cebolas grandes, 1 cabeça de alho, 1 caldo knorr, 1 pé de agrião, 1 pimentão.

2. Escalde a rabada. 1 kg de rabada rende para até 4 pessoas tranqüilamente. Escalde a  rabada, por aproximadamente 15 minutos. Adicione uma cebola espetada com cravos para retirar o cheiro característico da carne. Escorra a água e guarde a rabada.

3. Doure a cebola e o alho. O principal tempero da carne vai vir do alho e da cebola, espere os dois ingredientes dourarem e coloque a carne. Acrescente pimentões e cheiro verde. Adicione sal a gosto.

4. Descasque a batata. Enquanto isso descasque as batatas e corte-as em rodelas colocando-a na panela de pressão junto com a carne já acrescida de pimentão e cheiro verde.

5. Lave o agrião. É um dos elementos característicos da rabada. Lave cuidadosamente o agrião, evite quebrar o caule, pois libera substancias amargas. De preferência coloque o agrião inteiro, sem precisar picar.

6. Água. Adicione ½ litro de água, misturando a batata, o agrião e carne. Coloque também um tablete de caldo de knor.

7. Feche a panela. Coloque a panela de pressão no fogo por meia hora.

8. Acompanhamento. Feijão e arroz são ideais para acompanhar a rabada. Há ainda quem incremente com farinha e pimenta. Fica ao seu critério e gosto. A rabada por ser pesada naturalmente, cai muito bem com bebidas leves como suco de frutas. A laranja e acerola, além de saborosas, são frutas que ajudam na digestão da comida.