Como Preparar uma Parede para Pintura

Como Preparar uma Parede para PinturaUma parede bem pintada e com acabamentos perfeitos é de se admirar, porém para que tudo dê certo nesse processo é necessário preparar o ambiente e principalmente a parede que se irá pintar. Neste artigo mostraremos como preparar sua parede para receber uma pintura.

1. Agende um dia inteiro para a preparação. Paredes que precisam de preparação prévia são fáceis de detectar. Com linhas irregulares, ou que precisem receber massa antes. Se você deseja uma pintura profissional para suas paredes, não se esqueça de agendar um dia inteiro de preparação antes de entrar no processo de pintura.

2. Escolha uma cor. As opções são literalmente infinitas. Ao escolher uma cor para as suas novas paredes, considere estas dicas: Escolha uma cor com base no padrão dominante no ambiente. Esta cor pode estar em um tapete, uma pintura, ou até mesmo em sofás ou móveis. Deixe esses padrões guiarem sua escolha.

3. Prepare o chão para a pintura. A primeira coisa que você deve fazer é colocar uma folha de lona, ou folhas de jornal no chão, cobrindo-o completamente. Sele as bordas com fitas e verifique se ele não se move. Proteja também todas as placas de interruptores e capas de tomadas elétricas, colocando fita adesiva sobre eles.

4. Remende os buracos com massa corrida. Olhe para a condição de sua parede, se há buracos ou fissuras que precisam de atenção. Se assim for, você pode precisar de um pouco de massa. Tape os furos na parede, e espere secar para o próximo passo.

5. Lixe a parede. Lixar é um processo útil porque cria uma camada mais uniforme na parede, tornando a pintura melhor. Enquanto lixar, use uma máscara para se proteger do pó. Tente encontrar um bom equilíbrio com a pressão sobre a lixadeira. Não pressione muito ou muito suavemente. A pressão média é a melhor. Substitua a lixa sempre que ela esteja completamente coberta de poeira, pois ela começa a perder a sua capacidade de lixar.

6. Limpe a parede. Limpar a parede para retirar toda a poeira e detritos alojados pelo processo de lixamento. A parede limpa será muito mais fácil para pintar. Com água morna e um pouco de detergente, lave a parede levemente com uma esponja. Esfregue todos os pontos gordurosos ou muito sujos com vigor.

7. Use fita adesiva no teto e nas extremidades da parede. Você não quer que a sua pintura esbarre no teto ou em partes que não deseja. Por esta razão use fita adesiva para a proteção de lugares que você não quer que a tinta entre.

8. Seu cômodo e sua parede estão prontos para receber a pintura. Boa sorte.