Como Preparar uma Caldeirada de Frutos do Mar

Como Preparar uma Caldeirada de Frutos do MarA caldeirada é um prato tipicamente brasileiro, sendo apreciado de norte a sul do país. Seu sabor tropical é reverenciado mundo afora. Apesar de parecer ser um prato difícil de preparar, o caldeirada é uma ótima oportunidade de de reunir a família ou amigos naquele almoço de domingo.

1. Escolhendo o peixe. Não há uma regra geral em relação a escolha do peixe. Receitas no norte do país, por exemplo, optam pela corvina, no estado do Espirito Santo já é mais utilizado filé de cação. De preferência ao cação pela sua textura e sabor.

2. Escolhendo os frutos. O toque especial da caldeirada também está nos frutos do mar. Adquira 500 gramas de Camarão cinza, 300 gramas de lagostas, 300 gramas mexilhão e 300 gramas de tentáculos de lulas cortadas em cubos, 5 batatas médias, 3 tomates maduros, 3 cebolas cortadas em rodelas, 1 pimentão cortado em rodelas, 2 cubos de caldo de camarão, cheiro verde a gosto, coentro a gosto, sal a gosto, limão (para retirar o cheiro forte dos frutos do mar) e 6 dentes de alho grande. Esses ingredientes são uma ótima pedida para o prato especial da caldeirada.

3. Modo de preparo. Doure o alho e a cebola em uma panela de barro. Acrescente azeite e cheiro verde a gosto. Lave e limpe os frutos do mar. Depois refogue o mexilhão, adicione a lula e os tomates, logo em seguida coloque os cubos de camarão. Depois, coloque o peixe para cozinhar junto com os demais frutos do mar. Deixe por 30 minutos, depois acrescente o creme de leite e o leite de coco. Corte tomates e pimentões e acrescente a receita de modo a incrementar o sabor. Coloque sal a gosto.

4. Acompanhamento. Um arroz branco cai muito bem com o prato. Uma salada de alface rechiada de tomates e cebolas também é bem vinda. Uma farofa bem temperada pode ser mais uma aperitivo no almoço. Uma cerveja ingerida com responsabilidade pode ser uma ótima pedida.