Como Preparar um Pernil de Natal

Como Preparar um Pernil de NatalAs festas de fim de ano já estão chegando e com elas às comidas típicas. Prepara uma ceia de natal é uma tarefa que exige tempo e dedicação, mas ao final é recompensador. Por isso montamos uma receita de pernil de natal, que além de delicioso irá fazer da sua ceia um momento único e especial.

1. Quais ingredientes serão utilizados: para que não falte nada na hora de preparar o pernil de natal, tenha todos os ingredientes em mãos. Certamente todos poderão ser encontrados com facilidade em supermercados próximos a você.

-1 pernil fresco com cerca de 7 quilos

-6 xícaras de vinho branco seco (tipo Borgonha)

-1 cenoura em rodelas finas

-1 de cebola em rodelas finas

-1 xícara de aipo picado

-cebolinha picada

-tomilho

-sal

-pimenta-do-reino

-2 dentes de alho picados

-agrião

-6 ramos de salsa

-1 folha de louro

 2. Como preparar o pernil de natal: primeiramente com uma faca bem afiada, faça um corte bem profundo em torno do osso, na parte inferior do pernil, mas não o retire o osso. Coloque o pernil, com o lado da pele para cima, sobre uma superfície plana. Com a faca, faça alguns cortes para que o tempero possa apurar.

3. Como temperar o pernil: coloque o pernil em uma mesa ou balcão grande e adicione o sal, a cebola, a cenoura, o alho, o aipo, a cebolinha, a salsa, o tomilho, a folha de louro e a pimenta em grão. Ponha o vinho por ultimo em cima e em volta do pernil, feche bem com papel-alumínio, deixe na geladeira por 24 horas.

 4. Como assar o pernil: retire o pernil da geladeira e coloque em uma assadeira com o lado da pele para cima e leve ao forno. Depois de assar por aproximadamente 45 minutos. Diminua a temperatura do forno e asse por mais 15 minutos, adicionando uma xícara da vinha de alhos. Regue com frequência, com o líquido da assadeira.

Depois de 2 horas. Coloque o resto da vinha de alhos no pernil, cubra com papel-alumínio e deixe assar por 2 horas. Incline um pouco a assadeira, com uma colher retirar toda a gordura do líquido, na parte mais fina do pernil, há 2 ossos, um grande e um pequeno, coloque o menor  ele poderá ser retirado com facilidade.

Passe o molho da assadeira por uma peneira fina, amassando bem com uma colher de pau. Passe também a faca de desossar em torno do osso e puxar com os dedos para remover.