Como Preparar um Almoço com Baixas Calorias

Como Preparar um Almoço com Baixas CaloriasReduzir o consumo de calorias diárias é sempre um desafio para quem precisa emagrecer, afinal não há quem não goste de apreciar uma boa refeição no meio no dia. O problema é que as deliciosas batatas fritas e a cremosa maionese não fazem parte dos alimentos magros e por isso devem ser consumidos com moderação.

Neste artigo vamos sugerir alguns cardápios saborosos e magrinhos para fazer do seu almoço um momento mais feliz e sem culpa.

Saladas

Elas não podem faltar, as folhas cruas fazem bem à saúde e as fibras que as compõe regulam o intestino, além disso, um prato cheio de folhas não contém nem 25 calorias.

A sensação de saciedade que o consumo da salada provoca em nosso organismo aplaca nosso apetite e por isso comemos menos. As melhores opções de verduras são: Alface, almeirão, rúcula, acelga, agrião, repolho e catalônia.

Carboidrato

Os carboidratos não devem ser excluídos da sua dieta eles são o alimento do cérebro, essenciais para nos dar energia.

Escolha uma das opções sugeridas abaixo, mas lembre-se que não adianta exagerar na quantidade:

3 à 5 colheres de sopa de arroz, 1 prato raso de macarrão com molho de tomate, substitua 2 colheres de sopa de arroz por 2 de purê de batatas ou 1 colher de sopa de maionese (só para para matar a vontade).

Se a opção do restaurante for lasanha pegue apenas um quadradinho e capriche na salada.

Legumes

Evite os legumes fritos, prefira os cozidos, grelhados ou assados, varie os alimentos para não enjoar, você pode fazer espetinhos de legumes e grelhá-los.

Consuma porções moderadas, um pires é suficiente. Sugestões: Abobrinhas refogadas, jardineira com cenouras, couve-flor e ervilhas refogadas, beterraba, vagens, chuchus refogados e berinjelas grelhadas.

Carnes

As proteínas são indispensáveis para formação dos tecidos e dos músculos, prefira as carnes magras que tenham sido assadas, grelhadas ou cozidas.

A quantidade deve ser moderada, um pedaço de carne do tamanho da palma das mãos já está de bom tamanho. Escolha uma das opções abaixo:

1 Bife ou frango grelhado com cebolas, um pedaço de peixe assado, 3 salsichas, 2 fatias de carne assada, uma coxa de frango assado ou 2 fatias de peito (não esqueça de tirar a pele), 1 omelete com 2 claras e 1 gema, 1 hambúrguer frito com pouco óleo, 1 fatia média de carne de porco assada ou cozida.

Grãos

São importantes para fornecer ferro à refeição, consuma cerca de 2 a 3 colheres de sopa de feijão ou ervilhas ou grão de bico ou lentilhas.

Se a opção no restaurante for feijoada, pegue uma concha, mas dispense as carnes gordurosas, selecione apenas algumas rodelas de linguiça.

Agora basta fazer suas escolhas e almoçar ingerindo poucas calorias, o segredo é evitar os molhos gordurosos, a base de queijo e requeijão, as frituras e os alimentos feitos com muita maionese.

Não beba muitos líquidos enquanto come, 200 ml são suficientes, evite os refrigerantes e sucos cheios de açúcar. De sobremesa prefira frutas, para variar vale atacar 1 bombom ou 1 picolé de frutas.