Como Preparar Shimeji

Como Preparar ShimejiShimeji é um fungo comestível. Um dos cogumelos mais famosos e consumidos no mundo. Rico em vitamina B1 e B12, também é uma ótima fonte de lisina, um aminoácido excelente na produção de colágeno. O shimeji é abundantemente consumido na Ásia, principalmente na China. Ele só cresce em troncos de pinheiro, e não em esterco, como a maioria dos cogumelos.

Este cogumelo é encontrado em duas cores: branco (shimeji branco) e cinza (shimeji preto). Seu nome científico é Pleurotus Ostreatus e cresce até cerca de dois centímetros de diâmetro e em pencas. Possui ainda altos níveis nutricionais e baixíssimo índice calórico, o que faz dele um alimento ideal para dietas de emagrecimento. Estudos ainda indicam sua eficiência no combate ao câncer e ao colesterol. No Brasil ainda é pouco consumido, sendo consumidores, em sua maior parte, os descendentes orientais.

Sua mais apreciada característica é o sabor delicado, marcante e característico. Procure comprar o Shimeji  com bom aspecto, sem manchas e sem umidade aparente. Conserve seu cogumelo na geladeira e utilize-o rapidamente, para que não perca suas propriedades ou estrague. Seu sabor e aroma combinam excelentemente com refogados, sopas e pratos com arroz.

Pensando em consumir essa delícia, mas não sabe como se prepara? Trazemos uma ótima receita, fácil e muito prática.

1. O primeiro passo é lavar bem o Shimeji, deixando-os completamente sem impurezas. Deve-se remover toda a base, que é suja.

2. É importante secar bem os cogumelos antes de refogá-los. Reserve.

3. Doure em média dois dentes de alho com manteiga em uma panela bem quente.

4. Após o alho estar bem dourado coloque seu shimeji e mexa por 3 minutos, refogando. Eles irão murchar e soltar uma quantidade de água que quase os cobre, acrescente nesse momento um cubo de tempero pronto, de sabor de sua preferência. Tampe a panela e deixe o cogumelo cozinhar neste caldo por aproximadamente 5 minutos ou até secar a água.

5. Após terminar o cozimento, acrescente de molho de soja (shoyu), uma quantidade de duas colheres de sopa e então desligue o fogo.

ATENÇÃO: Não deixe o shoyu ferver, pois senão você corre o risco de deixar seu prato um pouco salgado.

O shimeji deve ser servido aldente e bem quente. Você pode fazer o shimeji com arroz ou servir com legumes, mas o mais consumido é apenas ele dessa maneira, simples e fácil.

Pronto, você já pode provar essa delícia oriental!

Como Preparar Shimeji