Como Preparar Salmão

Como Preparar Salmão

Durante a Quaresma, você muitas vezes se sente como se estivesse raspando o fundo do barril para preparar receitas sem carne? Uma ótima solução para sopas, sanduíches, saladas e guisados é o salmão. É sempre útil e pronto para usar.

É igualmente saboroso e mais econômico quando combinado com outros ingredientes em pratos principais, saladas, sopas, sanduíches e aperitivos. Muito antes de 56 A.C., quando os romanos o chamavam de O Saltador, o salmão foi uma fonte de alimento altamente valorizada para os povos afortunados suficiente de viver perto de águas onde o salmão era abundante.

Hoje, graças a métodos modernos de produção de conservas, esta deliciosa comida pode ser apreciada em muitos pratos diferentes por pessoas de todo o mundo.

Poucos alimentos são tão ricos em nutrientes como salmão. Não só é uma excepcional fonte de proteína completa, contendo todos os aminoácidos essenciais, mas também contém vitaminas A e D, bem como niacina e riboflavina do grupo do complexo B. Quantidades apreciáveis de cálcio e ferro, bem como zinco, magnésio e fósforo que também estão contidos no salmão em lata.

Porque o teor gordura em salmão em lata é do tipo poli-insaturado, é recomendável para aqueles em dietas de baixo colesterol. Não há nenhum desperdício de salmão enlatado porque o líquido, pele e as espinhas minúsculas não só são comestíveis, mas contribuem no sabor e textura, além de serem nutrientes. Todas as variedades de salmão em lata são igualmente nutritivas, por isso a escolha do salmão depende de seu uso.

Sopa cremosa de brócolis e salmão

1 lata salmão de 400g

250g de brócolis congelado picado

2/3 xícara cebola picada

50g de manteiga

3 colheres de farinha de trigo

3 xícaras de leite

2 cubos de caldo de galinha

sal e pimenta

Escorra o salmão, reserve o líquido, e quebre o salmão em pedaços usando um garfo. Cozinhe o brócolis. Refogue a cebola na manteiga. Adicione a farinha sem deixar de misturar, adicione o líquido do salmão reservado e o leite, mexendo e cozinhando até ganhar uma consistência firme. Dissolva os cubos de caldo de carne na sopa quente. Adicione o salmão, brócolis e condimentos; deixe por 15 minutos em fogo baixo. Faz quatro a seis porções.

Pirex de salmão e batata

1 lata de salmão de 400g

3 a 4 batatas médias, cozidas e cortadas em rodelas

½ xícara de cebola cortada bem fina

1 xícara de queijo ralado – cheddar ou parmesão

200ml de queijo cremoso

1 xícara de creme azedo

sal e pimenta

100g de farinha de rosca

Escorra e pique o salmão em pedaços, reservando o líquido. Em um pirex coloque em camadas 1/3 da batata, cebola, salmão e queijo ralado. Misture o líquido do salmão, queijo cremoso, creme de leite azedo, sal e pimenta, misturando até ficar homogêneo. Espalhe 1/3 do molho sobre os ingredientes no pirex. Continue alternando as camadas até que todos não sobrar nenhum ingrediente, terminando com o molho. Cubra com a farinha de rosca. Asse em temperatura de 175°C por 35 a 40 minutos ou até a farinha de rosca ficar levemente dourada. Faz 6 a 8 porções. Bom apetite!