Como Preparar Para o Vestibular

Como Preparar Para o VestibularVida de estudante não é fácil, assim como uma vida profissional tem suas cobranças e obrigações. Eles estudam dês de crianças e quando finalmente sem da escola ainda tem a responsabilidade de prestar um vestibular.

Todo o ano vemos reportagens e citações sobre os vestibulares, principalmente para as universidades públicas onde tem mais concorrência e muitas vezes, com tanto conteúdo para estudar fica difícil saber por onde começar. Pensando nisso reunimos algumas dicas de como estudar para o vestibular.

  1. Tenha hábitos saudáveis - O vestibular deixa vários estudantes nervosos e ansiosos, por isso a primeira medida é controlar essa ansiedade. Ter hábitos saudáveis como cuidar da alimentação e praticar alguns exercícios que controlem a ansiedade, evite cafeína, chocolate ou qualquer outro alimento que aumente a ansiedade e relaxe, caso contrário os estudos não rendem.
  2. Faça uma rotina de estudos - Para os estudos renderem é preciso criar uma rotina que deve ser respeitada e levada a sério mesmo que isso seja entediante.  Trace uma espécie de roteiro como: tantas horas por dia de estudos, tantos minutos de intervalo , e tanto de tempo para determinada matéria.
  3. Use os modelos de provas para estudar - É normal os estudantes de matricularem para vários vestibulares, e isso pode ser muito útil na hora de estudar. Pegue vários  modelos de provas, desde enem até universidade tecnológica. Todas elas são boas para te dar uma noção de como segue a linha de raciocínio das questões.
  4. Mantenha-se atualizado - Ler também é um ponto que ajuda muito nas provas de vestibular, livros, revistas, jornais e até sites de noticia da internet ajudam bastante principalmente a desenvolver as redações, a maioria das universidades usam assuntos gerais como tema da redação. Fazendo isso você vai melhorar a sua escrita e ter uma  opinião formada a cerca de determinado assunto e certifique-se de que você tem argumentos para elaborar uma redação coerente, se for necessário.
  5. Não decore, aprenda - Muitos estudantes tem o péssimo hábito de decorar as coisas ao invés de aprender, pode parecer a mesma coisa mas decorando, depois de um tempo você se esquece enquanto que aprendendo você não se esquece. Esse hábito não vai funciona em universidades, especialmente em vestibulares e até mesmo no enem, as questões são de raciocínio e não de memorização.