Como Preparar Fios de Ovos

Como Preparar Fios de OvosPresente em muitas receitas tradicionais do natal, os fios de ovos também têm espaço garantido nas confeitarias, decorando a mesa das famílias há muitas gerações. Muitas pessoas não são adeptas ao sabor dos fios de ovos, mas certamente, todas as pessoas que já se depararam com essa iguaria ficou pensando em como ela é produzida. A receita é bastante simples, mas é preciso dedicação e bastante carinho no preparo, para que seus fios de ovos não fiquem com o gosto da gema. Pegue então caneta e papel e anote como fazer fios de ovos, ou melhor, como isso não é um programa culinário, pode apenas imprimir essa singela receita e se preparar para ser considerada a maior quituteira da sua região.

1. Reúna os ingredientes. O primeiro passo certamente é ter certeza de que possui todos os ingredientes necessários para preparar os esperados fios de ovos. Nada pior do que começar a fazer uma receita e, bem no meio do preparo, perceber que está faltando algo. Então, faça agora a check list:

Você vai precisar de:

  • 36 gemas
  • 1kg açúcar
  • ½ litro de água
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
Além disso, você vai precisar de um funil especial para a preparação de fios de ovos, mas se não tiver, você pode usar um saco de celofane ou um saquinho rígido  Isso servirá para despejar a gema que formará os fios, portando o furo deve ser bem pequeno.

2. Coloque a água e o açúcar numa panela para formar uma calda. O ponto certo da calda é quando você encosta uma colher nela e um fio se levanta. Quando sua calda estiver nessa consistência, adicione a essência de baunilha.

3. Peneire as gemas em cima da calda. Você deverá pegar o funil especial para fios de ovos ou então o celofane e colocar as gemas já misturadas dentro dele. Và peneirando as gemas sobre a calda fazendo movimentos circulares. Esprema sem muita pressão para que não saia muita gema.

4. Deixe cozinhar rapidamente. Deixe as gemas cosendo por cerca de um minuto dentro da calda. Não faça muitos fios de primeira. Aprenda a técnica e depois ouse mais, senão é possivel que eles embolem e você perca seus ingredientes.

5. Recolha os fios de ovos. Usando uma escumadeira, retire os fios de ovos de dentro da panela e jogue-os em uma bacia com água gelada. Esse procedimento deve acontecer o mais rápido possível, pois ele é responsável pela finalização do cozimento das gemas.

6. Retire da água e separe os fios. Depois que os fios estiverem resfriados, retire-os delicadamente da bacia e os coloque em outro prato para secar. Depois de frio, separe os fios com ajuda de um garfo, senão fica um efeito feio.

Dica:

Não use colheres no momento de peneirar a gema, pois a colher faz com que uma pele do ovo dissolva e desça junto com a gema.